O RIO ESTA EM GUERRA.

Hiram Souza
Aug 23, 2017 · 3 min read

Quais seriam as providencias se o Brasil entrasse em guerra? Convocação das Forças Armadas, providências com relação à defesa dos civis, controles rígidos sobre o movimento dos inimigos, controle sobre movimentação de armas etc. etc.

Não sei, não sou especialista em segurança, mas que o Rio de Janeiro esta em guerra não há menor duvida. Não sei se o fato não reconhecido pelas autoridades com medo de alarmar a população, ou se de fato as autoridades como não se sentem ameaçadas, não se dá conta do quanto à população esta desamparada.

O fato de terem deslocado militares para o Rio, da forma em que esta, não ajuda em nada, os militares do exercito são treinados para a guerra e o que temos no Rio embora seja uma guerra, não esta sendo reconhecida como tal. Em guerra se mata e se morre e o fato é tido como consequência natural da guerra.

No caso do Rio, aparamente estamos em “meia” guerra, mata-se e morre-se sem o devido reconhecimento para tal. O “reconhecimento” a que me refiro é o fato do policial matar um traficante sem ser culpado, ou ter que encarar um inquérito. A impressão que tenho é que o policial carioca seja militar ou civil vai para as ruas mais para se esconder, temendo por sua segurança, do que para caçar bandidos.

Talvez eu esteja sendo radical, mas acho que o Rio deveria ser declarado zona de guerra, com todas as consequências que isso possa trazer. Eu acho que a pena de morte deveria ser aprovada experimentalmente e por tempo determinado no Rio de Janeiro, creio que a criminalidade iria diminuir imediatamente.

Pena de morte sem show televisivo. Bandido envolvido com tráfico de drogas, de armas ou comprovadamente de morte vai ser enforcado com julgamento sumario. A declaração de guerra já foi dada pelos bandidos, que não prestam contas para ninguém ou para qualquer tipo de justiça que não seja a deles próprios.

Do outro lado, os dos policiais, que são obrigados a seguir parâmetros jurídicos a situação é grave porque os movimentos chamados de sociais dão mais valor à vida do bandido do que do policial. Quando morre um bandido a vida dele parece que é diferente e vale mais que a do policial.

Afinal morte é morte, sempre vai deixar uma viúva, filhos e dependentes, seja de bandido ou de policial. Sei que estou sendo radical, mas a guerra é um ato radical e pelos números não tenho duvidas que o nosso querido Rio de Janeiro esta em guerra aberta e declarada. Acho que se não forem tomadas providencias mais enérgicas, vamos acabar perdendo Rio para o tráfico e talvez tenhamos que ter visto de entrada e permanência além de passaportes expedidos pelos traficantes e pagando pedágio de transito interno no Rio. Que pena.

)
Hiram Souza

Written by

Publicitário de longa data e observador contumaz da vida, Hiram escreve com humor e leveza sobre Política, Comportamento, Educação e muito mais. Leia e comente!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade