Empreendedorismo social

Estamos vivendo um período difícil no que diz respeito às mudanças político-econômicas que já aconteceram e estão prestes a acontecer no Brasil. Acho que ninguém aguenta mais ler os feeds do Facebook com opiniões que, muitas vezes, só apontam problemas e raramente sugerem soluções. Se os projetos serão aprovados ou não, não sabemos ainda, mas estamos convictos de que esse período é de mudanças e que o caminho a ser percorrido até chegarmos nos resultados positivos após as mudanças será árduo e requer a adaptação de todos para que a sociedade evolua de fato.

Por isso torna-se necessária a criação de novas estratégias pois, em meio às dificuldades, há sempre as grandes oportunidades: agentes e negócios transformadores, de impacto social. E o que é um negócio de impacto social? O que é Empreendedorismo Social? De acordo com a Artemisia, ONG sem fins lucrativos que atua na disseminação e fomento desses conceitos, as principais características de um negócio de impacto social, são:

Essa nova estratégia de negócio, já tão difundida em outros países, reflete a necessidade de mudança da sociedade como um todo, mudar para adequar-se à realidade dos problemas sociais que não serão resolvidos apenas através dos governantes. No nosso país, principalmente nessa fase que estamos vivendo, a ideia de capitalismo consciente vem auxiliar na mudança, reciclar conceitos ultrapassados e ir em busca dos futuros agentes transformadores que devem ser moldados nas escolas e universidades.

Tudo isso vem nos fazer refletir sobre o legado que queremos deixar na sociedade, sobre a forma como estamos gastando nosso tempo e energia. Muitas pessoas nunca serão realizadas trabalhando apenas para si mesmo, sem um objetivo maior. Para essas pessoas, que, assim como eu, desejam transformar uma realidade, a notícia boa é que é possível sim fazer isso e ganhar dinheiro de forma consciente — existem diversos cases de sucesso para nos mostrar isso.

O Dr. Consulta surgiu em meio às deficiências do SUS e dos planos de saúde e atua há 4 anos oferecendo um serviço de excelência ao menor custo possível. Já possuem mais de 30 centros médicos, onde trabalham com análise sofisticada de dados e tecnologias inteligentes para otimizar os atendimentos e serviços prestados.

O Cientista Beta, projeto mais recente que o Dr, Consulta, surgiu como uma plataforma que deseja mudar o relacionamento entre os jovens e a ciência, utilizando o conhecimento para colocar em ação as ideias e planos mirabolantes de como tornar o mundo o lugar em que queremos viver.

Além do Dr. Consulta e do Cientista Beta, existem inúmeros outros projetos que estão surgindo cada dia mais, graças aos agentes que difundem esse conceito de negócio e financiam empreendedores sociais com alto potencial, como a Artemisia, a Endeavor e a Ashoka.

E aí, quais os exemplos de vocês relacionados a empreendedorismo social? Já tiveram alguma experiência com negócios de impacto social?

Fontes:

http://cientistabeta.com.br/
https://www.drconsulta.com
http://artemisia.org.br/
https://endeavor.org.br/
http://brasil.ashoka.org

Like what you read? Give Liga de Empreendedorismo Potiguar a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.