INCT Midas

O Midas é um projeto que pertence a um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil — o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), e tem como missão transformar pesquisa acadêmica em riqueza e desenvolvimento sustentável para o Brasil através de iniciativas empreendedoras.

O Professor Rochel Lago, criador do projeto, convidou pesquisadores que são referência no Brasil e desenvolvem tecnologias com alto potencial de impacto área ambiental para desenvolverem modelos de negócios para suas pesquisas através do Midas.

Os pesquisadores que foram convidados para o projeto possuem um grande número de tecnologias desenvolvidas, contudo poucas ou quase nenhuma realmente fizeram a diferença na sociedade. As pesquisas que eles desenvolvem terminam em publicações, o que é muito importante e não pode acabar. Mas, dá pra fazer muito mais! Com o acesso a equipamentos caros, conhecimento e estrutura física é possível fazer a diferença e melhorar o mundo (ambicioso SIM). Assim, buscando realizar esse sonho de fazer a diferença no mundo, o Midas é guiado por três pilares centrais: empreendedorismo, educação e aceleração.

Ações INCT Midas

Empreendedorismo

O setor de Empreendedorismo promove cursos (chamados de Laboratórios Empreendedores) para universidades. O portfólio dos Laboratórios é amplo e aborda temas como: primeiros passos para criar uma empresa de base tecnológica, comunicação e Pitch, Canvas, economia circular, cultura maker e improvisação teatral. O objetivo é levar educação empreendedora para todo o país e apresentar aos estudantes e pesquisadores uma nova forma de enxergar as pesquisas e tecnologias nas universidades. E, dessa forma, fomentar o ecossistema empreendedor brasileiro. Os cursos de empreendedorismo já aconteceram em universidades como UFMG, UFU, UFOP e congressos como SBPC — Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

UFU — Laboratório Primeiros passos para criar uma empresa de base tecnológica

Educação

Nesse pilar, o objetivo é mostrar o quanto a Química é importante e útil, visando estimular os alunos de ensino médio a cursarem o curso de química nas universidades — hoje mais de 50% dos alunos desistem do curso. Uma das formas de atingir esse público é por meio de vídeos, em um canal no youtube, sobre empresas e tecnologias que nasceram nos laboratórios de pesquisa e que impactam a sociedade. Como, por exemplo, o vídeo “FALO NADA SÓ ÓLEO’’, que conta a história da Bechem, uma empresa que trata óleo de cozinha usado transformando-o em biodiesel. Além disso, são produzidos materiais para revistas como Química Nova.

Aceleração

O programa de aceleração seleciona tecnologias dos pesquisadores Midas para receberem mentorias sobre modelagem de negócios e assim seguirem os primeiros passos para a criação de empresas de base tecnológica e transferência de tecnologias. O programa estimula não só a participação do professor, mas também dos alunos de mestrado, doutorado e graduação. O modo como os pesquisadores fazem pesquisa tem mudado. Agora, o foco não é mais o desenvolvimento da tecnologia pura, mas sim a paixão por resolver um problema latente da sociedade através do desenvolvimento de uma tecnologia nos laboratórios. É esse novo modo de pesquisa que o Midas apoia. Uma pesquisa que pode gerar artigos, publicações e também empresas com propósitos que impactam o mercado e a comunidade.

Agora em outubro vai começar o primeiro programa de aceleração do Midas!! As tecnologias já foram selecionadas e as equipes estão animadas. As empresas mais dedicadas e que conseguiram desenvolver um modelo de negócio viável terão apoio do Midas para continuar o caminho (vem SURPRESA por aí).

O mundo está mudando e o INCT Midas muda junto com ele. A equipe trabalha em cima de um propósito que é acrescentar valor às tecnologias desenvolvidas no Brasil e IMPACTAR.

“Acreditamos que o sucesso está relacionado com a quantidade de vidas que você transforma”