5 dicas de tirar boas fotos do seu prato usando o celular

As fotos são essenciais para a divulgação do seu restaurante

Todo mundo sabe que começamos a comer pelos olhos, por isso as boas fotografias são fortes aliadas na divulgação do seu restaurante, mas, se você não tem verba para investir na contratação de um profissional e muito menos uma câmera de qualidade ? Não se preocupe, vou passar 05 dicas para você tirar o máximo proveito da câmera do seu celular.

1 — Arrume bem o prato, mas não destoe da realidade

Expectativa x realidade

As grandes redes de restaurantes e indústrias alimentícias não tem pudor na hora de divulgar os seus produtos, sabemos que a expectativa é bem diferente da realidade, mas mesmo assim, quando compramos o prato/produto nos decepcionamos. Então evite que seu cliente sinta a mesma decepção, organize bem o seu prato a ser fotografado, mas evite edições mirabolantes, mostre a realidade em que seu prato realmente é servido. Outra dica importante é não inserir muitos textos e efeitos artificiais nas fotografias. Já fiz diversas experiências desse tipo, e as fotos que geraram maior engajamento entre os seguidores foram as que estavam no seu estado mais natural.

2 — Acerte o ângulo da foto

Os ângulos fotografados valorizam seu prato

Se o seu prato tiver uma formação horizontal ( sopas, massas rasas e pratos com bastante molhos ) o ideal é fazer um ângulo mais abrangente, inserir detalhes na composição da foto, como talheres, toalhas e utensílios de cozinha, se a iluminação e o aparelho celular permitir, captar a fumaça saindo da comida valoriza bastante o prato. Caso o seu prato tenha uma composição vertical ( hamburguer, massa alta e sobremesas ) o ideal é captar o ângulo mais fechado, se possível colocar a câmera na mesma altura da comida, dessa forma é possível pegar os detalhes mais suculentos.

3 — Iluminação

Na hora de bater a foto, veja de onde a luz está vindo e tente usar isso a seu favor. Não faça sombra no prato com o seu corpo. De dia, vale a pena até ligar luzes extras, mesmo que a cena pareça bem iluminada, principalmente para preencher áreas específicas da foto. Abusar de fundos brancos e claros também é uma boa dica, já que eles naturalmente deixam a fotografia mais limpa e com menos possibilidade de ruídos.

Um ambiente bem iluminado vai ajudar muito na hora da sua câmera do celular capturar de forma mais real as cores e texturas do seu prato, mas atenção: luz não quer dizer flash, e digo mais: nunca use o flash!

4 — Valorize o foco

Foque no que tem importância, dificilmente você vai ter uma foto nítida por completo. Saber o que mostrar e o que esconder, usando a profundidade de campo, também é essencial. Além disso, se você puder usar um apoio fixo para o seu celular, as chances de que a foto fique boa aumentam bastante, já que qualquer tremida estraga a imagem.

5 — Aplicativos de fotografia

Para melhorar o desempenho do seu celular na hora de tirar fotos, listo abaixo dois bons aplicativos que vão lhe ajudar nessa tarefa.

VSCO (Android e iOS): esse aplicativo dá ares profissionais para o seu celular. Ele não possui aqueles filtros muito artificiais, as molduras e esses recursos mais “artísticos”, como frisei na primeira dica: fotos mais naturais tem maior poder de engajamento. Os efeitos e ferramentas do VSCO prometem um ar natural e tornam a sua foto mais parecida com as batidas por câmeras analógicas.

Uso bastante esse aplicativo para tirar minhas fotos de comida

Pixlr Express (Android e iOS): Este aplicativo é uma boa alternativa se o seu celular não é compatível com o VSCO Cam. Ele traz centenas de filtros, não estraga a qualidade das fotos e permite que você deixe as fotografias com uma cara mais bonita e charmosa. Ele possui filtros com aparência retrô, efeitos de cor e textura ( não abuse ).

Espero que tenham gostado dessas dicas, agora mãos-a-obra e tirar bastante fotos, lembre-se: em gastronomia a imagem tem sabor, cheiro e textura!