Image for post
Image for post

Nos últimos meses, o blog teve que ser deixado de lado. Dentre tantos compromissos e necessidades pessoais, familiares e profissionais, uma nova demanda ocupou um grande espaço em minha vida e a solução foi suspender a escrita por um tempo. Essa demanda tem ocupado não só o meu tempo físico e mental, mas principalmente toda a minha barriga!


Image for post
Image for post

Você investiria em algo que aumenta o risco e diminui o retorno potencial do seu dinheiro? Pois é, eu também não!

Veja as 7 razões pelas quais eu não gosto de fundo de investimento*:

1. Altas taxas de administração

Esses fundos de investimento costumam cobrar taxas de administração entre 0,5% e 2,5% ao ano sobre o patrimônio do fundo. Isso significa que essa taxa incide não apenas sobre o rendimento do seu dinheiro, mas sobre todo o valor investido. Essa taxa diminuiu o seu investimento inicial e dificulta a rentabilidade do dinheiro.

Por exemplo, se em um investimento sem taxa de administração seu dinheiro rende…


Image for post
Image for post

Ao longo da minha vida profissional, acompanhei diversas realidades empresariais diferentes.

Como consultora, atendi pequenos consultórios médicos e pequenas empresas. Como analista de um fundo de investimento de seed capital, acompanhei empreendedores e start up’s ao longo do tempo. Em minha própria empresa, verifiquei os desafios da gestão financeira. Além do acompanhamento, auxílio e aconselhamento de diversos alunos, amigos e conhecidos que se aventuram pela selva empreendedora.

Observando essas realidades, listei as principais dicas financeiras que tenho para quem quer empreender ou já é um empreendedor.

1 Antes de começar, faça uma reserva.

Se você está planejando abrir sua empresa e está naquele processo de verificar o…


Image for post
Image for post

Muita gente acha que poupar é uma questão de ganhar o suficiente. Mas, isso não é verdade. Pode até ocorrer de sua situação financeira te impossibilitar a poupança. Contudo, não é isso o que acontece na maioria dos casos.

Existem duas causas principais (provadas cientificamente) pelas quais as pessoas não poupam. Apresento-as abaixo e aproveito para dar dicas de como contorná-las.

1) O conflito dos “Eu’s”

Não há quem manifeste que não gostaria de ter um futuro tranquilo e feliz. Isso todos querem. Porém, muitos não querem, ou não se dispõem, a realizar os esforços necessários para isso.

Na hora de planejar o que se…


Image for post
Image for post

CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um título emitido pelos bancos para captação de recursos. Em linguagem simples: é uma forma de você emprestar dinheiro para o banco.

E porque você gostaria de emprestar dinheiro para os bancos? Porque trata-se de um bom rendimento de renda fixa com baixo risco!

Em alguns casos, o CDB é tão seguro quanto o Tesouro Direto (empréstimo para o governo) e costuma pagar uma taxa melhor.

Os CDB’s possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (http://www.fgc.org.br/), …


Image for post
Image for post

Vamos começar esclarecendo as coisas: o Instagram é uma ferramenta de marketing poderosa.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos, as maiores marcas do mundo têm visto o Instagram como uma plataforma essencial. Haja visto que mais de 90% das 100 Top Marcas do mundo estão presentes no Instagram, 7 das 10 hashtags mais usadas no ano de 2016 são de marcas e que 65% dos posts de melhor performance do Instagram mostram produtos (fonte: simplymeasured.com).

Então, por mais que você insista que usa o Instagram para ver seus amigos, podemos concordar que o Instagram te usa para vender.


Image for post
Image for post

Não há dúvidas de que o cérebro e a mente humana são ferramentas poderosas. Porém, precisamos ficar muito atentos para os erros que eles podem nos levar a cometer. Por exemplo, veja as duas retas abaixo. Qual delas é maior?


Image for post
Image for post

Recordo-me como se fosse hoje de um lençol que eu tinha quando era pequena. Ele era azul e tinha muitos bonequinhos desenhados. A lembrança que tenho de estar deitada na cama, observando o lençol, deve ser de quando eu tinha uns 3 ou 4 anos, mas parece extremamente atual.

Uns 10 anos depois, minha mãe decidiu dar esse lençol para a minha avó. Ela o havia pedido porque seu uso tinha feito com que ele ficasse extremamente fino e macio. Minha mãe, muito generosa, deu o lençol, e eu quase morri quando descobri.


Image for post
Image for post

Muita gente tem medo de fazer declaração de imposto de renda, acha difícil e complicado e fica feliz em terceirizar essa atividade para um amigo ou contador.

Porém, o que essas pessoas não sabem é que essa terceirização não tira delas a responsabilidade do que está sendo declarado. Além disso, é impossível, inclusive para um ótimo contador, fazer uma declaração correta se a própria pessoa não se dedica nem um pouco para esse processo.

Eu comecei a fazer Declaração de Imposto de Renda com 15 anos. Meu pai sempre fez suas próprias declarações e desde essa idade “pedia a minha…


Image for post
Image for post

Preciso admitir: no final do ano passado, o blog esteve bem parado. Mas, felizmente, eu tenho um motivo muito justificável. Afinal, eu estava fazendo uma disciplina na pós-graduação da UFMG que tem tudo a ver com o blog: Economia e Finanças Comportamentais.

Essa linha de estudos busca entender como as pessoas se comportam ao tomar decisões de consumo, investimento, etc, e eu estou podendo vincular muito dos estudos com os assuntos aqui do blog. Hoje, eu vou falar de um desses aspectos.

O primeiro carro que tive foi um Palio. Na verdade, o carro era meu e da minha irmã…

Lilian Byrro

Professora de Finanças

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store