Image for post
Image for post

Nos últimos meses, o blog teve que ser deixado de lado. Dentre tantos compromissos e necessidades pessoais, familiares e profissionais, uma nova demanda ocupou um grande espaço em minha vida e a solução foi suspender a escrita por um tempo. Essa demanda tem ocupado não só o meu tempo físico e mental, mas principalmente toda a minha barriga!

Image for post
Image for post

Uma gravidez planejada é um momento muito feliz. Dentre as muitas alegrias que nos proporciona, acho que toda família se compraz com processo de preparação para a chegada do bebê. …


Image for post
Image for post

Você investiria em algo que aumenta o risco e diminui o retorno potencial do seu dinheiro? Pois é, eu também não!

Veja as 7 razões pelas quais eu não gosto de fundo de investimento*:

Esses fundos de investimento costumam cobrar taxas de administração entre 0,5% e 2,5% ao ano sobre o patrimônio do fundo. Isso significa que essa taxa incide não apenas sobre o rendimento do seu dinheiro, mas sobre todo o valor investido. Essa taxa diminuiu o seu investimento inicial e dificulta a rentabilidade do dinheiro.

Por exemplo, se em um investimento sem taxa de administração seu dinheiro rende 10% a.a., ele precisará render mais de 12% a.a. em um fundo com taxa de administração de 2% para você ter o mesmo retorno. …


Image for post
Image for post

Ao longo da minha vida profissional, acompanhei diversas realidades empresariais diferentes.

Como consultora, atendi pequenos consultórios médicos e pequenas empresas. Como analista de um fundo de investimento de seed capital, acompanhei empreendedores e start up’s ao longo do tempo. Em minha própria empresa, verifiquei os desafios da gestão financeira. Além do acompanhamento, auxílio e aconselhamento de diversos alunos, amigos e conhecidos que se aventuram pela selva empreendedora.

Observando essas realidades, listei as principais dicas financeiras que tenho para quem quer empreender ou já é um empreendedor.

Se você está planejando abrir sua empresa e está naquele processo de verificar o que é mesmo necessário, não se esqueça de preparar a sua reserva financeira. Abrir uma empresa custa dinheiro, mesmo que você não tenha que aportar nenhum centavo nela. Você precisa sobreviver e a empresa precisa de tempo para dar certo. Por isso, você precisa de fôlego. Se sua condição financeira obriga que sua empresa dê certo em seis meses, seu risco é extremamente alto e a chance dela não dar certo também. Agora, se você conseguir alongar esse prazo, aumenta seu espaço de manobra, seu tempo para aprendizado e suas possibilidades. …

About

Lilian Byrro

Professora de Finanças

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store