Série museus: o primeiro museu do Paraná

Conheça um pouco dessa história

O Museu Paranaense, fundado em 25 de setembro de 1876, é o mais antigo do estado. Tatiana Takatuzi, historiadora da instituição, conta que nem mesmo eles conseguiram encontrar os locais exatos das suas antigas sedes. De acordo com as informações encontradas na exposição dos 140 anos do Museu, o mapa a seguir mostra as localizações aproximadas, na sequência histórica.

O atual prédio foi construído a pedido de Júlio Garmatter, empresário do ramo frigorífico, para servir de residência a ele e sua família, entre 1928 e 1929. Faz parte de sua estrutura uma biblioteca com 10 mil exemplares, incluindo livros e periódicos, além de uma grande coleção de obras raras sobre a história do Paraná.

Em 1938, Manoel Ribas adquiriu a propriedade para instalar o Governo Estadual, a partir de então passou a ser conhecido como Palácio São Francisco. Em 1953, o Executivo passou para o Centro Cívico. O palácio São Francisco serviu a seis interventores e três governadores.

O prédio foi sede do Tribunal Regional Eleitoral, em 1961, durante esse período foi construído um bloco anexo. Foi parcialmente restaurado no final de 1986, e no ano seguinte o prédio foi tombado e passou a abrigar o acervo do Museu de Arte do Paraná, hoje extinto. Em 2002 passou por novas modificações e reabriu em 4 de junho de 2003.

No Museu Paranaense são desenvolvidos estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática (estudo de moedas e medalhas). Seu maior destaque está no Pavilhão da História do Paraná, que relata desde a pré-história até o início do século XX.

Fotos: Liliane Jochelavicius

No andar de baixo desse pavilhão anexo, há também exposição de máquinas utilizadas por indústrias do Paraná, e produtos que contam também a história presente. O que é interessante para percebermos que estamos inseridos na história, criando a cada momento um novo passado.

Nas próximas etapas dessa série serão apresentados museus localizados próximos aos locais onde esteve o Museu Paranaense. Conheça o museu localizado próximo à Praça Zacarias.

Like what you read? Give Liliane Jochelavicius a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.