Olá, eu sou a Lilian!

Conheça um pouco mais sobre mim e sobre meus processos de trabalho como UX Researcher voluntária no Portal Lacrei.

Lilian Corrêa
4 min readFeb 6, 2022
Em primeiro plano mulher branca sorrindo, de cabelo raspado, blusa cor de goiaba e colar colorido. Fundo desfocado de cena urbana.

Este é um portfólio onde apresento meus processos de raciocínio e trabalho, principais habilidades, experiências e práticas que considero importantes no meu dia-a-dia. Não é um portfólio onde apresento o desenvolvimento da pesquisa (descobertas, objetivos, resultados, etc) com a Lacrei.

Atuação na Lacrei

A Lacrei é uma iniciativa não-lucrativa que visa conectar pessoas LGBTQIAPN+ a profissionais da saúde. As pessoas usuárias podem localizar na plataforma profissionais da saúde que oferecem um atendimento seguro, empático e acolhedor, sendo possível filtrar também por etnia, gênero, sexualidade e se o consultório da pessoa profissional é preparado para receber pessoas com deficiência. Atuo na Lacrei desde outubro de 2021 como UX Researcher (pesquisadora da experiência de usuário) voluntária.

A respeito dos processos de pesquisa, quando cheguei na Lacrei, as proto-personas, as hipóteses e os objetivos já haviam sido definidos pela equipe que estava atuando anteriormente. Os formulários de pesquisa, os e-mails de recrutamento e o roteiro da entrevista também já estavam prontos. Minha contribuição neste momento foi de revisão e ajuste desses documentos.

Nos textos de recrutamento para a pesquisa, utilizei os seguintes critérios para a tomada de decisões na alteração dos documentos:

  • Comunicação objetiva: expor o objetivo daquele e-mail logo no primeiro parágrafo e chamar para ação, aumentando as chances de adesão à nossa pesquisa;
  • Linguagem acessível: substituir palavras em inglês ou muito técnicas, como por exemplo: “Sou do time de Research e estou fazendo a pesquisa quantitativa…”, por palavras em português e mais acessíveis, fazendo com que mais pessoas fossem alcançadas com a mensagem e aderissem à pesquisa;
  • Proteção dos dados: enfatizar que as respostas da pessoa não seriam usadas de forma indevida (divulgadas ou usadas contra ela, por exemplo), transmitindo mais segurança para a pessoa participar da nossa pesquisa.

Para alteração dos formulários e do roteiro de entrevista, utilizei como critério os pontos que eu levanto neste artigo:

  • Foco nas experiências reais da pessoa: não utilizar conjugações verbais e frases que denotam uma situação hipotética: “Você faria…”;
  • Foco na percepção da pessoa: evitar perguntas enviesadas: “Qual problema você enxerga aqui?”.

O time de pesquisa foi dividido em dois: pesquisa com pessoas usuárias e pesquisa com profissionais da saúde, sendo que eu fui atribuída ao time de profissionais da saúde. Fui convidada também a atuar como coordenadora/facilitadora do time de pesquisa em um contexto geral. Minha atuação foi no sentido de garantir:

  • A manutenção da comunicação e alinhamento do grupo, com relação às entregas e documentações das pesquisas;
  • A facilitação do levantamento de decisões a serem tomadas para o andamento das pesquisas.

Outros processos nos quais me envolvi

A etapa da pesquisa é constituída de vários processos que ocorrem antes, durante e depois do contato com a pessoa usuária em si. Seu impacto perdura no design, criando uma base sólida para todo o desenvolvimento do produto:

  • Divulgação das pesquisas nas redes sociais da Lacrei;
  • Acompanhamento e documentação dos processos de pesquisa (andamento das respostas do formulário e agendamento das entrevistas);
  • Documentação das pesquisas e análise dos dados de acordo com os objetivos da pesquisa e hipóteses que elencamos para responder;
  • Entrevistas semi-estruturadas e tomada de notas e insights;
  • Design critique da jornada da pessoa profissional de acordo com a proposta de negócio da Lacrei;
  • Benchmark e prototipação em baixa fidelidade da etapa de cadastro das pessoas usuárias.

Cenário atual na Lacrei

Estamos atuando em times multidisciplinares, tendo contato com diversas áreas do processo de criação do produto, como por exemplo, UX writing, acessibilidade e prototipação em alta fidelidade.

Práticas que norteiam o meu trabalho

  • Comunicação e linguagem: clara, acessível e simples;
  • Alinhamento assíncrono: sempre que possível, para que as pessoas possam responder em tempo hábil e conveniente;
  • Metodologia científica e documentação: processos que fazem parte da minha rotina desde quando comecei a atuar na ciência. Alguns recursos que carrego comigo no UX são:
    - Levantamento de um plano (método) de pesquisa (assim economizamos tempo e verba);
    - Condução da pesquisa segundo objetivos e hipóteses (assim alcançamos resultados relevantes para a pesquisa);
    - Busca de fontes confiáveis para pesquisa;
    - Aplicação de testes para verificação de padrões;
    - Documentação dos processos com o maior número de detalhes possível para que outras pessoas possam compreendê-los, reproduzi-los ou dar continuidade a alguma atividade.
  • Planejamento e liderança: tendo o hábito de me preparar antes de reuniões, anotando minhas dúvidas e o que preciso pontuar, muitas vezes essa prática me permitiu assumir uma postura de liderança e proatividade;
  • Busca de informações e atualização constante:
    - Em cursos e aulas;
    - Com a leitura de artigos;
    - Com recursos de vídeo e áudio (vídeos gratuitos e podcasts);
    - Com palestras, workshops e participação na comunidade.

Principais ferramentas com a qual tive ou ainda tenho contato

Usar as ferramentas adequadas para cada tipo de demanda nos permite, como um time, atingir os objetivos do dia-a-dia de forma mais satisfatória:

  • Slack (comunicação assíncrona e estruturada entre os times);
  • Notion (documentação de todo Portal Lacrei);
  • Miro (documentação da pesquisa quantitativa e design critique);
  • Figma (benchmark, wireframing e UI);
  • SendinBlue (envio dos e-mails com o formulário de pesquisa);
  • Calendly (agendamento das entrevistas)

Agora começaremos a trabalhar com o Maze para testes de usabilidade.

Habilidades interpessoais (soft skills)

Apesar de soft skills serem habilidades subjetivas e muitas vezes difíceis de medir, essas são algumas características do meu trabalho que busco conscientemente aprimorar e que eu notei demonstrar nos processos mencionados acima:

  • Aprendizado constante;
  • Multidisciplinaridade;
  • Comprometimento;
  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Comunicação;
  • Pensamento crítico;
  • Proatividade e liderança;
  • Atenção para ouvir;
  • Planejamento e organização.

Muito obrigada por ter ficado até aqui. Fico à disposição para receber feedbacks e esclarecer quaisquer dúvidas. Vamos nos conectar no Linkedin?

--

--