Cinema Falado apresenta Luis Buñuel

No Cinema Falado de hoje, sábado, (ouça 11h em www.radioexecutiva.com.br) vou apresentar um dos mais importantes cineastas da história do cinema: Luis Buñuel (1900-1983). Ele é conhecido pelo seu “cinema surrealista” — bem diferente do cinema narrativo que você está acostumado.

Comento também o filme “Truman” com Ricardo Darin. Sensível e contido, retrata os últimos dias de um home que vai morrer. Existem melodramas e melodramas. A narrativa poderia privilegiar o sentimentalismo. Mas escolheu o caminhou mais sincero, ou seja, emoção na medida certa.

E vamos tocar músicas: James Taylor canta Beatles e o Brasil; e a língua espanhola aparece com Paco de Lucia e Caetano Veloso. No final, Chico Buarque e Gilberto Gil cantam “Baticum” — profética canção sobre o predomínio das novas tecnologias e do marketing na vida cotidiana.