Literacura #5 — As Mentiras de Locke Lamora

Victor Oliveira
Aug 28, 2017 · 2 min read

Um pouco de fantasia para quebrar a monotonia.

As Mentiras de Locke Lamora é o resultado do acasalamento da magia e ladroagem. A história se passa em uma versão fantasiosa de Veneza; a cidade litorânea de Camorr é repicada por uma série de docas e rios, de modo que a sua composição assemelha-se a um arquipelago.

É nesta versão surreal de Veneza que os personagens principais — Locke Lamora, Jean Tannen, os gêmeos Sanza e o novato do grupo, Pulga — arquitetam seus roubos, furtos e estelionatos. O livro explora o submundo da região, suas regras e costumes, ao mesmo tempo que traz vida às personagens com a exposição.

Parte da capa do livro ‘As Mentiras de Locke Lamora’

A narrativa pula entre o presente e o passado com maestria. Ações que parecem sem importância na narrativa do pretérito ecoam pelo tempo, muitas vezes se repetindo com um twist significativo. As Mentiras de Locke Lamora é um exemplo de fantasia inteligente, mas não pretensiosa, em que as limitações do protagonista — um ladrão esperto — servem como realce de suas qualidades.

Há momentos infelizes, entretudo. Em algumas passagens, o raciocínio quase perfeito do personagem principal (e, em outros, sua estupidez) podem tirar o leitor da história. Felizmente, tais momentos são poucos e espaçados o bastante para que não tinjam a narrativa desfavoravelmente.

É fácil se envolver na política, história e assuntos de Camorr, tanto na nobreza, quanto no submundo das gangues que dominam a cidade. Em especial, a tensão criada pelo acordo entre os nobres e os lordes do crime, proibindo que a nobreza seja alvo de furtos e roubos, e a maneira com que Locke e sua trupe caminham no fio da navalha entre ambos os círculos sociais criam uma história envolvente.

Para obras similares, ver: Brandon Sanderson (em especial o primeiro livro da série Mistborn), Patrick Rothfuss e Robin Hobb (para uma perspectiva mais grimdark)

)

Written by

Leitor nas horas vagas, escritor nas horas alucinadas. Chato sempre. Literacura às segundas, baboseiras todos os dias.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade