Depressão
Ela surge como um grãozinho. É pequena, então você consegue esconder atrás de um “tá tudo bem, não precisa se preocupar”. Porém, ela vai crescendo, se alimentando de cada pensamento negativo, cada palavra danosa proferida a você, cada atitude pode ser interpretada como “anti-você” (Sim, interpretada, pois, muitas vezes você sabe que não é nada daquilo, que a pessoa não quis causar danos ou algo do gênero, mas sua mente, tão pró-ativa em te derrubar, te faz acreditar no pior possível). E assim ela cresce, mas ainda dá para esconder em um sorriso.

As aparências podem enganar. Imagem: google.com
Um belo dia você tá bem, já nem lembrava mais da existência daquela criaturinha chamada Depressão, mas aí ela começa a sussurrar coisas ruins para você: “Você não é capaz!”, “É óbvio que ele não quer mais falar com você!”, “Olha lá, até a sua melhor amiga está te evitando”, “ Sério mesmo que você acha que vai conseguir um emprego com esse currículo?” e por aí vai.

Imagem: Pinterest
Os sussurros, num primeiro momento te assustam, mas depois você decide lutar contra eles. Resolve ouvir uma música, dançar, ou fazer qualquer outra coisa que te distraia. Mas a Depressão é como uma adolescente rebelde e dramática. Se você não a ouve, ela começa a falar mais alto, e chama a amiga Solidão para fazer o coro ganhar voz. As falas se transformam em gritos tão ensurdecedores que te fazem perder completamente o rumo.

“Por quê eles se importariam com você?”, “você é ninguém”, “você não importa”. Imagem: Pinterest
É quando você cai em uma escuridão sem fim. Apesar de sentir seus amigos te dando apoio, você está tão perdida, que não tem certeza se eles realmente estão ali, ou são mais uma ilusão da sua mente.
Você tenta se reerguer e começa a ver um resquício de luz, e começa a caminhar na direção dele, sentindo o apoio das pessoas que te amam, então você tropeça, cai e tudo some mais uma vez.

Imagem: Pinterest
Se você não possui depressão, dificilmente vai entender o que é isso, mas é necessário que saiba que depressão não é preguiça, vagabundice ou qualquer outro adjetivo que menospreze. Depressão é uma doença séria e que imobiliza a pessoa afetada.O depressivo pode até saber que não está 100% sozinho, mas essa vai ser a sensação em um momento de crise.
Não culpe seu amigo depressivo por não ter te procurado, porque essa doença faz a gente ver tudo distorcido. É como se, para nós, depressivos, ninguém devesse ouvir nossos desabafos, ou porque vamos trazer mais problemas para a vida das pessoas, ou porque achamos que estamos fazendo tempestade em um copo d’água, ou porque, simplesmente, acreditamos que ninguém se importa o suficiente para nos ouvir.
Você, pessoa que quer ajudar alguém a sair desse tormento, pode ajudar ouvindo a pessoa, obviamente, mas também o encorajando a procurar tratamento. O encorajamento pode ser em forma de palavras ou atitudes do tipo: “Eu vou com você na consulta” ou “posso ligar e marcar para você”.

Seja esse tipo de pessoa! Imagem: Pinterest
O profissional é muito importante, pois, por maior que seja o amor que você tenha, ele não pode curar uma doença. O acompanhamento profissional é indispensável. Portanto, se você se identificou como depressivo, procure um profissional, lembre-se que você tem seus amigos e que também estou a disposição para conversar.
Agora, se você é amigo, pai, mãe ou companheiro de alguém que tem depressão, não o julgue, ouça o que eles têm a falar, ajude-o a caminhar na direção da saída, mas sempre lembre-se de respeitar o tempo dele. Nada de forçar o amiguinho, ok?
Meus sinceros desejos de melhoras a quem está passando por isso,
Desejo forças para quem é/ será apoio
E que todo mundo seja mais empático com a situação do outro.