
A melhor experiência é aquela que funciona.
A maioria das empresas já se convenceu de que a experiência do usuário é a base de qualquer projeto. O que elas ainda não entenderam é que a experiência do usuário não se traduz apenas em pixels, códigos e atendimento amigável.
A IDEO, por exemplo, referência global em design de inovação e de experiência, se propõe a transformar a forma como as organizações desenvolvem seus produtos, serviços, processos e estratégias. Todas as decisões, anteriores aos resultados, são feitas de acordo com o ponto de vista humano e com a metodologia do Design Thinking.

O Design Thinking consiste de três fases: inspiração, ideação e implementação. A inspiração é a oportunidade por trás do problema que leva à solução. Ideação é o processo de gerar e desenvolver ideias. Implementação é a atuação do projeto na vida das pessoas.
Dessa forma, a IDEO consegue criar todo tipo de experiência que você possa imaginar. Um exemplo, que eu adoro, é um veículo projetado para comunidades globais que sofrem com escassez e qualidade de água. O protótipo transporta, filtra e armazena água, apresentando uma solução para dois dos maiores desafios quando se trata do assunto: limpeza e deslocamento.
Qualquer aspecto da execução de uma experiência de impacto, mediada por tecnologia ou por pessoas, necessariamente deve começar de acordo com o que a organização se propõe. Se você quer melhorar a vida e a experiência das pessoas, comece se colocando no lugar delas e surpreenda-se com os resultados!