O que o filme ‘Vida De Inseto’ tem a ver com a sua vida real

Lívia D'Ambrosio
4 min readMar 22, 2017

--

Esses pequenos nos deram grandes lições que passaram despercebidas na infância

Quando você vê uma formiga caminhando pelo chão da sua sala, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Provavelmente que você esqueceu alguma coisa doce jogada por alí, não é mesmo? Mas você nunca parou para pensar na vida dessa pequena trabalhadora? Pode parecer loucura ler algo assim, mas em 1998, a Disney PIXAR fez a gente enxergar toda essa situação, que parecia imaginária, nas telas dos cinemas com o filme Vida De Inseto.

Ele foi o segundo longa lançado pela produtora depois de Toy Story e mostra, com ajuda de uma lente de aumento, a rotina de um formigueiro que todo outono junta comida para um grupo de gafanhotos. Só que por trás de toda essa história, existem aquelas lições maravilhosas que a PIXAR cisma em nos dar e que, muitas vezes, passam despercebidas durante a infância. Para relembrar esses ensinamentos e matar saudades da animação, separamos alguns momentos do filme que batem de frente com a nossa vida real.

1) Quando acham que as ideias do Flick não são boas

Quem nunca passou por uma situação bem parecida no trabalho? Você dá uma ideia para aquele projeto que tanto sonhou, mas seu chefe não acha tão boa assim. Não fica triste, pois essa situação já aconteceu várias vezes com a formiga Flick. Ela sempre criava uma invenção diferente para melhorar a vida no formigueiro e suas companheiras de espécie achavam todas mirabolantes ou perigosas demais. Mas Flick nunca desistiu, até que um dos seus planos deu certo e acabou mudando a vida da sua colônia. Mesmo sendo difícil, o jeito é não desistir dos seus sonhos. Um dia eles vão acontecer!

2) A teoria “finge que é uma semente”

Essa cena do Flick com a Doty é uma das mais lembradas do filme e tem um grande significado. Ele pega uma pedra e pede para a princesa maginar que é uma semente, e diz que, mesmo parecendo pequena, um dia ela vai crescer e se transformar em uma árvore. Quer dizer que ainda somos jovens e precisamos passar por muitas mudanças para nos tornarmos maduros o bastante.

3) Quando os insetos são despedidos do circo

Só por que você foi demitido, não significa que não saiba fazer o seu trabalho direito. Você sempre fez o melhor de pode, mas, de repente, alí não é o seu lugar no momento. O melhor é seguir um caminho diferente, clarear as ideias, fugir da zona de conforto e descobrir o que gosta fazer de verdade. Foi o que aconteceu com a trupe de insetos quando foram despedidos do circo.

4) Quando a princesa Atta tem medo de ocupar o posto de rainha

Todo mundo tem receio de encarar novos desafios, até a princesa Atta teve. Ao longo do filme, ela aprende com a mãe todos os deveres e obrigações para se tornar uma rainha da sua colônia. No primeiro momento, Atta fica preocupada com a responsabilidade e acaba dando alguns vacilos, mas foi se arriscando que ela acabou pegando o jeito e se tornou uma grande rainha.

5) Quando o Flick pensa que fez tudo errado

Tem alguns momentos da vida que paramos para pensar, “será que estou fazendo tudo errado?”. Sim, existem dificuldades no caminho, mas não é motivo para desistir. É preciso deixar os obstáculos de lado e seguir em frente para encarar a vida está por vir, que nem o Flick fez. Lembra?

Para não esquecer de todas essas lições incríveis, assista Vida De Inseto.

--

--

Lívia D'Ambrosio

textos bobinhos, mas com sentimento. escrevo uma vez ao ano ou quando pego o 638 no ponto final.