Primeiros passos em UX Writing

Registrando meu movimento inicial no mundo do UX Writing.

Livia Mandarino
3 min readAug 31, 2020

O objetivo deste post é oferecer uma ajuda para quem — assim como eu — está começando a se interessar pela área de UX.

Encontramos diversas informações sobre o Writing hoje em dia, e isso é maravilhoso!

No entanto, neste começo, é difícil ter uma ideia geral sobre a área, que cursos fazer, ou seja, o famoso “por onde começar?”.

Imagem das pernas de uma pessoa caminhando

Então… Por onde começar?

Lendo, ouvindo, assistindo.

O quê?

· Ler: artigos no Medium (quase a bíblia para UX Writers rs); artigos no LinkedIn; blog posts, etc;

· Ouvir: podcasts (UXCOPY.CO; Clube do UX; Papo de produto, etc);

· Assistir: vídeos no YouTube, lives, cursos gratuitos/rápidos).

Ainda não fiz nenhum curso pago, estou só pesquisando, me informando, lendo e ouvindo vários podcasts enquanto lavo a louça rs.

Neste período de aprendizados, gostaria de reforçar três novos conhecimentos sobre a área de UX Writing:

Um jovem estudando, escrevendo

1. Quando você entende o que significa o trabalho do UX Writer, você não consegue mais visitar sites ou apps sem perceber boas práticas, ou a falta deles.

Sério.

Agora percebo a ação de um Writer quando acesso um site e procuro informações sem dificuldades, ou quando as mensagens de erro me encaminham para o caminho correto.

Da mesma forma, percebo a necessidade do Writer quando entro em um site onde tenho dificuldades de encontrar algo, ou quando me deparo com mensagens muito longas ou meio rudes.

Quando percebo falhas ou partes truncadas no texto, tento pensar em possiblidades para ele como prática de uma Writer iniciante rs.

O que eu faria diferente? O que eu poderia mudar para melhorar a minha experiência como usuária?

2. Relação entre UX e acessibilidade.

Pode parecer ingênuo, mas eu nunca tinha parado para pensar como acessibilidade é importante para o UX.

Se talvez eu precisasse de algum tipo de recurso acessível, provavelmente eu percebesse as falhas que existem no design de produtos e sites.

Texto e design precisam ser acessados sem dificuldades por pessoas com deficiência ou não familiarizadas com a web ou o idioma proposto.

E isto deve ser intencional entre os designers, ou seja, deve ser uma prática para qualquer tipo de produto, não somente aos destinados à pessoas com deficiência.

Um lápis apagando a palavra “unreachable” (inalcançável)

3. UX Writing não é sobre escrever um bom texto, mas em como melhorar a experiência do usuário por meio dele.

Este aprendizado é importante para mim, que venho da área de Letras.

Escrever bem, ter uma fala eloquente e uma gramática impecável fazem parte dos pré-requisitos dos profissionais de Letras.

Claro que, trabalhando como Writer, estas qualidades são super relevantes, mas o foco do UX Writing é diferente do da uma Redação para Web, blog posts e outras redes.

No UX Writing, o objetivo está em escrever um bom texto sim, porém sempre pensando em um usuário final, e em como guiá-lo a uma ótima experiência com seu produto.

Espero ter ajudado novos UX Writers de alguma forma. Continuemos estudando! 😊

--

--