Devir

“Devir¹
[Do lat. Devenire.]
Verbo intransitivo
1. Vir a ser; tornar-se, devenir. [Irreg. Conjug.: v. vir.]”
Dicionário Aurélio

Disseram-me pra me encontrar. Com o tom de que se encontrar é um lugar que não vai sair de onde está. Quando me disseram isso me senti mais perdida ainda, até porque não tinha mapa, não achava o ônibus que deveria pegar pra ir a esse lugar e nem um ponto de referência da rua em que deveria entrar. Fui posta pra fora com isso e um “agora se vira” subliminar.

E no meio de toda tristeza descobri que talvez já saiba quem eu sou ou talvez nunca saiba: sou devir. Descobri que ninguém sabe quem é, o que quer... Temos medo de assumir que estamos o tempo todo em mudança e que nunca saberemos o resultado disso. Estamos vivendo com medo do nós mesmos e do futuro que nem sabemos, vivendo com nossos roteiros e ai de quem descumprir.

A partir de hoje, todos os dias vou assumir que sou fixamente mutável e cardinalmente buscando o que dá sentido à minha vida. Vou assumir todos os dias o meu próprio eterno processo de “tornar-se”. Vou agarrar mais minhas paixões, ser mais sincera comigo, o famoso “dançar como se ninguém estivesse vendo”.

E me perdoem os corações partidos, as grosserias, os erros brutais. Arrependo-me profundamente, de todo o meu coração do momento e de todos os meus futuros. Espero que entendam que tudo o que eu falei e fiz foi do mais real que eu pude dar, mas também não julgo se não entenderem. Só não quero que me reduzam, me prendam, me mintam. Só me permitam viver meu lugar de me encontrar num eterno devir.