Image for post
Image for post

Na terceira semana de NaNoWriMo, acabei ficando alguns dias sem escrever. Mas a escrita continuou, e O Colar da Morte está saindo!

O diário

12/11/2017: só consegui sentar para escrever por volta de 1h30. Dando continuidade às mudanças no enredo, comecei a listar os capítulos a serem acrescentados. São 8 capítulos e 6800 palavras a serem acrescentadas à primeira metade da história. Ficou faltando revisar o clímax e encontrar oportunidades para mostrar algumas coisas a respeito de uma das personagens. Como tinha faculdade no dia seguinte, encerrei o dia às 2h e fui dormir. Palavras escritas: 0. Acumulado: 28760.

13/11/2017: sentei para escrever às 17h e comecei a revisar o clímax para encaixar as novas ideias. Fiz um resumo com base no que precisaria acontecer com base nessas novas ideias e nas mudanças feitas em capítulos anteriores, a fim de facilitar na hora de planejar as cenas e capítulos. Parei às 18h30, porque precisava sair. Depois de voltar do compromisso, passei um tempo lendo, então só retomei a escrita às 2h30. De início me distraí muito e estava com sono (mesmo tendo perdido hora para ir à faculdade). Mesmo assim terminei de revisar o clímax, adicionando capítulos novos ao planejamento e reformulando os que já existiam (ter feito o resumo mais cedo realmente ajudou). Depois fiz uma revisão geral no planejamento todo, adicionando mais alguns detalhes e reformulando outros para que a história pudesse dar conta das pistas e do final. Terminei às 4h. Palavras escritas: 0. …


Image for post
Image for post
Fiquei abaixo da meta em alguns dias, mas em outros bati a meta e no dia 10 até a superei!

Novembro já está quase na metade, e mais uma semana se passou. Não bati minhas metas pessoais e também não estou em dia com o NaNoWriMo. Estou fazendo um monte de alterações no enredo de O Colar da Morte e teve um dia em que até caiu a luz, mas o importante é que eu tive uma boa semana de escrita.

O diário

05/11/2017: além de ter dormido pouco na noite anterior, trabalhei fora, então cheguei em casa morrendo de sono e não consegui escrever nada. Palavras escritas: 0. Acumulado: 6971.

06/11/2017: Comecei à 1h30 planejando o capítulo 14.2 (antiga parte 2 do capítulo 13). Me distraí um pouco durante o processo, e também parei uma vez ou outra para anotar ideias. Comecei a escrita do capítulo 14.2 às 2h e parei às 2h40. Até que fluiu bem, e eu poderia continuar até o final do capítulo, mas estava com muito sono, então decidi parar. …


Image for post
Image for post
O gráfico da primeira semana (os primeiros 4 dias) de NaNoWriMo. No progresso semanal, o status em relação à meta (visto vermelho para abaixo da meta e visto azul para dentro da meta; vou usar um “X” vermelho para os dias em que não escrever e um visto verde para os dias em que ficar bem acima da meta).

A primeira semana de novembro já se encerrou, por isso eu vim aqui falar dos primeiros quatro dias de NaNoWriMo e sobre como anda a escrita de O Colar da Morte!

O diário

01/11/2017: planejei* e escrevi o capítulo 10 entre 2h45 e 3h30; ele ficou com 710 palavras. A escrita até que fluiu bem, mas os parágrafos e frases ficaram bem desajeitados (mas, pelo menos, coloquei todas as ideias que queria e mais algumas que me surgiram de última hora). …

About

Laís Manfrini

Escritora, blogueira, amante de livros, escrava de uma siamesa temperamental. Blog: http://bit.ly/blogSIF | Newsletter: http://bit.ly/newsletterSIF

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store