Durarara!!, A Cidade E Ser Jovem

A coisa que mais valorizo em mídias é entretenimento. Algo pode sim ser feito pra se pensar, ser absurdamente ousado em sua forma de fazer arte e AINDA ASSIM ser divertido de se consumir. E Durarara!! é divertido. Como é. É engraçado que tinha medo da série não ir a lugar algum e só ser sobre pessoas aleatórias interagindo, porque essa interação é justamente onde eu acho que o anime brilha mais, agora — por mais que ele tenha tomado mais direção nos últimos episódios vistos. Durarara!! é sobre pessoas, mas não sobre quaisquer umas: sobre pessoas urbanas.
Isso fica muito claro quando o ponto-de-vista maior é de um protagonista do interior que, pasmem!, não via mais graça no campo quando deixou de ser criança e queria MUDAR. Fazer mudança e diferença. E onde mais isso é evidente do que em cidades? As grandes cidades são os centros culturais e intelectuais do mundo, são os berços dos movimentos sociais, de grandes feitos históricos. E Durarara!! faz questão de que sua cidade seja tão ou mais viva que uma cidade real. Tóquio parece ter um coração, movido por pessoas que vivem suas vidas paralelamente. É fascinante seu primeiro episódio, em que o protagonista do campo vê a cidade como algo ENORME, que pesa sobre suas costas. O roteiro do episódio é pesadíssimo, pra você entrar nesse cúmulo de informação que é a vida urbana. Não tem como acompanhar tudo. Mas você sorri como o protagonista sorri. Jovens amam a cidade e tudo que ela pode oferecer — por mais que não façamos proveito. O que importa, no fim, é ter a esperança de que vamos fazer a diferença.
No episódio 10, Mikado é mostrado como alguém que realmente quer fazer uma impressão onde vive. E é algo muito identificável. Você vê que ele não tem sonhos concretos, como profissão X ou carro do ano, mas deixar uma impressão. Em tempos de comunicação virtual, jovens procuram razões pra existir, por menores que sejam. Enquanto muitos se prendem em sonhos de cursos ou ganhos, muitos ficam parados sem saber pra onde ir. Eu mesmo sinto a mesma coisa que Mikado. Quero deixar minha marca em algo, me sentir satisfeito, mas não tenho os meios para tal até o momento. Mikado é um jovem crível, que só uma história centrada em uma grande cidade no século XXI poderia mostrar. Durarara!! é das obras mais interessantes que já vi, algo realmente atual.