Nossa, Fulano teve sorte!

Image for post
Image for post

Sorte pode ser definido por “uma força imprevisível e incontrolável, que modela eventos de forma favorável ou não para determinado indivíduo, grupo ou causa”

Quantas vezes você já não ouviu alguém dizendo:
- Nossa, Fulano teve sorte!

Sejamos sinceros, quantas vezes você mesmo já não disse isso!?

Lembra daquele cargo super cobiçado que ficou disponível e todos ficaram ansiosos em saber quem seria o escolhido para assumir a nova posição.
Então certo dia saiu o anúncio e nos corredores só se ouvia:
- Nossa, Fulano teve sorte!

Normalmente essa expressão vem como forma de expressar um sentimento (ao meu ver) misturado de felicidade, angústia, inveja e sonho.
Pois o pensamento mais fácil (e aceitável) na nossa mente é que nós somos tão bom quanto Fulano e se ele foi escolhido ao invés de mim, então ele teve sorte!

Agora, vamos imaginar que você é o Fulano.
Lembre-se de todos os momentos em que você se destacou com seus resultados além da média. Daquele esforço extra em estudar além do que te era cobrado pois você queria se manter atualizado. Do evento que você foi por conta própria e conheceu o CIO da startup X, teve uma sacada genião para resolver aquele bug em produção...
Agora volte para o momento do anúncio do escolhido para o novo cargo e o escolhido foi você.
Escute novamente o pessoal dizendo nos corredores:
- Nossa, você teve muita sorte!

Pois bem, tentei ilustrar com esse cenário meu pensamento sobre o fato de que sorte não existe! Existe preparação e oportunidade.
E o que corriqueiramente chamamos de sorte, na verdade se traduz numa formula bem simples:

Ou seja, preparação e oportunidade possuem pesos que se complementam.
E quanto mais você estiver preparado, no momento em que surgir uma oportunidade, maior será sua "sorte". Inclusive, quanto mais preparado provavelmente você mesmo irá aumentar (ou criar) uma boa oportunidade!
Vejo que "sorte" tem muito mais haver com "atitude sortuda" do que algo aleatório e sem controle.

Algumas dicas que vejo que podem ajudar a te deixar mais preparado para que quando aquela oportunidade aparecer, sua "sorte" seja maior:

  • Estude
    Na área de desenvolvimento de software, se você é iniciante, procure por linguagens de programação que gostaria de trabalhar e que são bem aceitas no mercado de trabalho e dedique um tempo para estudar, crie provas de conceito para entender na prática como as coisas funcionam.
    Se você já está na área, procure se aprofundar cada vez mais seus conhecimentos, se torne reconhecido pelo ótimo desempenho e capacidade de resolver problemas. Mantenha sempre vivo a melhoria contínua e o brio pelos desafios.
  • Inglês
    Grande parte do material disponibilizado na internet sai primeiro (ou somente) em inglês e se você não conseguir ao menos ler, irá ficar dependente de alguém ter q traduzir o texto para só então você ter acesso ao conteúdo. Seu arsenal estará limitado!
  • Networking
    Lembra que comentei que em determinados momentos você mesmo irá aumentar ou criar suas próprias oportunidades? Pois bem, conhecer pessoas é super importante para isso, pois irá aumentar sua chance de conhecer alguém que esteja buscando um perfil próximo ao seu para uma nova start-up ou um investidor para um projeto que você sonha em montar. Participe de eventos!
  • Inove — arrisque
    Se você fizer sempre as mesmas coisas, os resultados serão sempre os mesmos. Seja hoje sempre um pouquinho melhor do que ontem, busque reduzir desperdícios no seu projeto, tenha aquela ideia genial.
    "Stay hungry, stay foolish !"
  • Seja persistente
    Assim como empreendedores, o sucesso não vem de primeira. Normalmente passa-se por diversos tombos, mas o mais importante é que aprendem com os erros e levar mais forte e experiente.
    Na carreira é a mesma coisa, em alguns momentos você irá ouvir diversos "não" e não irá enxergar as oportunidades, mas com persistência e amadurecimento, uma hora chega o tão sonhado "sim".
  • Não seja só um consumista
    É muito comum utilizarmos libs e frameworks externas e isso não tem nada de ruim! Mas dedique também um tempo para estudar essas libs que tanto gosta e aprender como foi feito. Crie você mesmo um módulo novo que resolva um pequeno problema e disponibilize isso na comunidade para que outras pessoas possam utilizá-la. Seja ativo no Github, feche uma issue, faça uma tradução, enfim, contribua!

Espero que este texto o ajude de alguma forma em seu crescimento profissional e pessoal!
Deixe um comentário caso tenha alguma outra dica ou algum ponto de vista diferente.

“No man ever steps in the same river twice, for it’s not the same river and he’s not the same man.” ― Heraclitus

Written by

Software Engineer @ CI&T | https://lnfnunes.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store