O que te motiva a levantar todos os dias pela manhã?

Você já parou para pensar o que te motiva a levantar da cama todos os dias pela manhã e ir trabalhar ? Acredito que a resposta não está lá fora, e sim dentro de nós mesmos.

Se você nunca parou para fazer esta reflexão, convido você a se fazer este questionamento… você pode fazer isso agora ou após o término da leitura.

Dia após dia estamos fadados (e vamos) enfrentar algum momento de desconforto profissional, seja um cliente que ligou logo pela manhã reclamando que o sistema não funciona, a máquina de café que amanheceu quebrada, aquele colega que senta do seu lado e só fica no Facebook enquanto as tasks do Jira vão só aumentando, ou o número de bugs do que pela manhã são 10, você corrige 3 e agora só faltam 11!
Enfim, as razões são infinitas e cada um irá reclamar de alguma coisa, afinal, "o mundo não é um grande arco-íris" !

Nessas situações normalmente nos corre na veia aquela vontade de quebrar tudo em volta, gritar alto, xingar o chefe, atirar Nerf no colega do lado, fazer um git push --force (… ops brincadeira, isso não!!!)

São por essas pequenas coisas que, ter em mente o seu objetivo pessoal, a sua motivação pessoal em acordar todo dia e enfrentar tudo isso é importante para conseguir se manter motivado e seguir em frente!

Como programador, busco sempre ao final do dia fazer uma retrospectiva pessoal sobre como foi meu dia de trabalho ?

  • Quanto de código eu consegui apagar (sim, apagar!) ?
  • Aprendi algo de novo ? Seja uma linguagem, um design pattern, um framework…
  • Evoluí o código de ontem de alguma forma ? Aquele nome de variável ou função que estava ruim, melhorei a performance de algum script, implemente uma feature nova que agregou valor ao produto…
  • Consegui influenciar positivamente alguém ? Ensinar algum conceito novo, alguma ferramenta que utilizo para otimizar meu tempo, uma forma programar mais clean, um método que fiz code-review…

Entendo que ter motivações materiais é algo frágil e pouco sustentável, um café grátis que motiva hoje, amanhã já não fará mais diferença. O salário maior do concorrente, amanhã não cobrirá a flexibilidade de tempo…
ou seja, busque motivações pessoais, faça da sua empresa um meio e não um fim. A resposta não está lá fora e sim dentro de nós mesmos! Seja hoje sempre um pouco melhor do que ontem! Para isso, tento manter minha rotina de estudo viva e constante, busque sempre ir para casa com pelo menos um item da sua lista particular de checklist marcado como done.

E você, o que te faz levantar todo dia e ir trabalhar motivado ?
Escreva nos comentários!

Meu Twitter: @lnfnunes

--

--

--

Software Engineer @ CI&T | https://lnfnunes.com.br

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Leandro Nunes

Leandro Nunes

Software Engineer @ CI&T | https://lnfnunes.com.br

More from Medium

Secure Software Development Lifecycle

CS373 Spring 2022: Cole Weinman — Week 9

Big O’ notation in Swift

Which is better: Threading or waxing facial hair?