Pense fora da caixa. (Foto tirada do Livro “Geração de Valor”, escrito por Flávio Augusto da Silva)

5 Livros para se tornar um estudante melhor!

Transformando um aluno medíocre em um estudante campeão.

1. “Leitura Dinâmica para Principiantes”

Tony Buzan

Aprender leitura dinâmica (pelo menos o básico) dá ao estudante o poder de se dedicar mais tempo ao estudo, desenvolver uma leitura mais eficiente e, por consequência, aprender muito mais.

Eu aprendi Leitura Dinâmica durante a faculdade e fiquei chocado por não terem ensinado durante o ensino médio. Além de aumentar a sua produtividade drasticamente, ler se torna uma atividade mais prazerosa.

Existem diversos livros sobre leitura dinâmica, mas recomendo este livro por ser direto ao ponto, curto e barato.


2. “Mapas Mentais”

Tony Buzan

Mapas mentais servem para te ajudar a organizar, armazenar e priorizar informações.

Você pode utilizar mapas mentais, por exemplo, para fazer anotações de aulas (é muito mais fácil lembrar de todo o conteúdo).

Sempre que faço apresentações, mapas mentais me ajudam a organizar a distribuição do conteúdo. Além disso, fica muito mais rápido se preparar e nunca mais tive problemas com “brancos” no meio da apresentação, mesmo sem nenhum material de apoio.

Existem outras fontes para estudar mapas mentais, mas prefiro esse livro por seguir o mesmo estilo do livro de Leitura Dinâmica. (Recomendo comprar os dois juntos, pois uma técnica complementa a outra!)


3. “O Poder do Hábito”

Charles Duhigg

Hábitos estão por todos os lados. Um bom estudante possui o hábito de estudar, prestar atenção nas aulas, ler notícias e muito mais.

“Transformar hábitos pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.”

Hábitos: eliminar os não tão saudáveis e incorporar os positivos pode transformar a sua vida. Eu criei o hábito de ler todo dia, ao menos um capítulo de um livro qualquer, e como resultado leio pelo menos um livro por semana, tranquilamente.


4. “29 minutos para falar bem em público”

Reinaldo Polito & Rachel Polito

Existem muitos momentos na vida em que é preciso se comunicar. Seja para realizar apresentações, provas orais ou simplesmente conversar com alguém.

Técnicas de apresentação fazem com que o seu público preste mais atenção em você e na mensagem que deseja transmitir.

Ninguém gosta de ser ignorado!

O livro foi feito para ser lido de duas maneiras: a primeira é lê-lo completamente, levando o tempo que for necessário. A segunda maneira é ler as “seções rápidas” dos capítulos, para que seja possível finalizar em no máximo 29 minutos. Essa segunda forma de leitura é recomendada para se preparar para uma apresentação.


5. “The Secrets of College Success”

Lynn F. Jacobs e Jeremy S. Hyman.

Apesar do título parecer sensacionalista, o livro é excelente.

Os autores são professores universitários que se esforçaram muito para juntar métodos, técnicas e estratégias capazes de auxiliar o estudante na sua jornada durante a faculdade. No livro são apresentadas diversas dicas para praticamente todos os aspectos de uma vida universitária.

É importante mencionar que algumas delas podem não fazer muito sentido para faculdades brasileiras, mas a grande maioria podem ser aplicadas a estudantes do mundo todo e, até, para o ensino médio.


O que achou da lista?

  • Se interessou por algum livro? Quer saber mais? Deixe seu comentário!
  • Se você colocaria outro livro na lista, comente qual!
  • Se achou interessante, não esqueça de recomendar esse texto!
  • Se você é um estudante de ensino médio, também recomendo que leia: “Vale a pena fazer faculdade?”

Obrigado por ler!

Para mais textos sobre educação, empreendedorismo, habilidades e muito mais.. Me siga no medium (Lodur), Facebook e Twitter!