PublicIDADE
Consumir é uma característica inerente do ser humano, utilizada inicialmente para fins de necessidade e explorada de forma desenfreada para satisfazer os desejos insaciáveis implantados no homem pelo homem na sociedade atual. Com a inserção cada vez mais precoce das pessoas, ainda que de forma indireta, aos meios de consumo, saber identificar a linha tênue que separa o excesso, do consumo consciente tornou-se uma tarefa árdua e de constante manutenção.
A exemplo de países tidos como desenvolvidos, o Brasil tem caminhado para a tentativa de regulamentação do setor publicitário, desencadeando uma serie de questões sobre a pratica efetiva destas normas e encontrando dificuldade para entrar num consenso sobre as atitudes que serão tomadas para impedir os abusos praticados pela publicidade nacional, que deliberadamente foca num grupo incapaz de filtrar tamanha quantidade de informação, moldando-os da maneira mais conveniente, para que reajam de uma forma quase que instantânea a mais uma nova e irresistível necessidade. Este grupo são as crianças.
Deixar a educação infantil nas mãos apenas das instituições e dependente da regulamentação pública não é algo que trará os melhores resultados, é preciso a intervenção familiar consciente, para mostrar a essa criança que o possuir algo está cheio de conseqüências secundarias, que precisam ser discutidas e que passem sempre por uma reflexão pessoal antes do agir, para que num futuro tenhamos adultos cientes de suas atitudes, buscando sempre um consumo sustentável e responsável daquilo que nos é oferecido constantemente.
Proposta de redação ENEM 2014- "Publicidade infantil no Brasil"