Benefícios da Salsa para a saúde, a salsa é, sem dúvida, uma das ervas aromáticas mais utilizadas no mundo. Os antigos egípcios e os gregos chamavam-lhe o aipo da montanha e usavam-na para tratar dores no estômago e problemas de bexiga. Os gregos utilizavam-na contra a epilepsia e como regulador do sistema nervoso.
Simbolizava ainda a festa e a alegria partilhada e costumavam coroar os vencedores das corridas com uma coroa de salsa.
A salsa é um alimento natural que se destaca pelo seu alto valor nutritivo. Na verdade, quando consumida crua, fornece valores interessantes de várias vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes.
Alivia a tosse — a salsa é um óptimo antioxidante, auxiliando assim no combate a doenças e infecções. No caso da tosse seca, seu consumo pode ajudar com o alívio, principalmente se for por meio de um chá ou uma sopa.
Auxília no processo de digestão — Tomar uma chávena da infusão de salsa antes das refeições pode melhorar o processo de digestão dos alimentos, evitando espasmos intestinais, digestão lenta e prisão de ventre.
Purifica os rins — Devido à sua grande capacidade diurética, a salsa é um óptimo remédio natural para purificar os rins, pois estimula a função renal e facilita a eliminação de líquido do corpo.
Reduz rugas, linhas finas e cicatrizes — Como a vitamina C não é naturalmente presente no corpo, devemos consumir o suficiente através da alimentação. A elevada quantidade de vitamina C em salsa nutre a pele de dentro para reduzir as linhas finas, rugas e cicatrizes. Consumir salsa estimula a produção de colágeno na pele e promove a reprodução e reparação das células. Isto leva a um crescimento mais rápido da nova pele que resulta em impecável, a pele lisa e regular.

Benefícios da Salsa para a saude
A especiaria não pode faltar na cozinha porque além de dar uma pitada de sabor aos pratos, favorece a saúde de forma significativa.
1. Auxilia a digestão
2. Ajuda a aliviar o mau hálito
3. Ajuda no tratamento da hipertensão
4. Ajuda a combater a hemorragia nasal
5. É diurética e ajuda a evitar a formação de pedras nos rins
6. Ajuda a retardar o envelhecimento das células por ser antioxidante
7. Ajuda a combater o cancro

Chá de salsa
30 gramas de folhas de salsa
1 litro de água
Adoçante dietético ou Stevia
Coloque as folhas na água a ferver, com o lume apagado. Deixe repousar 5 a 10 minutos, num recipiente tapado. Coe ante de beber.
Dica: Beba frio ou quente antes do pequeno almoço, almoço e jantar, durante 2 semanas.
Como manter a salsa sempre fresca
A salsa contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido a esse teor em ferro é recomendada a pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, e aquelas que apresentam fraqueza, fadiga ou cansaço físico. Pode ser consumida crua em saladas, ou tomada em forma de infusão.
Outra grande propriedade da salsa é a capacidade antioxidante, é ideal e muito efectiva para limpar e rejuvenescer a pele, fortalecer unhas e cabelos, controlando e evitando a queda desse.
O consumo da salsa é seguro para a maioria dos adultos. Em algumas pessoas pode causar reacções alérgicas na pele. Consumir grandes quantidades pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins.