Paulo Dias
Aug 25, 2017 · 2 min read

Estima-se que uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens possam ter crises de depressão em alguma fase da sua vida e as crianças também podem ser afectadas.

A depressão afecta de um modo significativo o rendimento no trabalho, a vida familiar e todas as actividades do doente, causando grande sofrimento.

Os sintomas da depressão não só sintomas psicológicos mas também físicos que afectam o dia-a-dia. Cada indivíduo experiencia a doença de forma diferente.

Nas formas mais graves, os sintomas podem surgir sem relação aparente com acontecimentos traumáticos da vida e duram diversos meses.

Nas formas mais ligeiras, a intensidade dos sintomas é menor e permitem a manutenção das actividades diárias, embora sempre com uma sensação de fadiga, tristeza e desinteresse, que se prolonga durante anos.

Em alguns casos, a depressão não se manifesta sob a forma de tristeza mas através de sintomas como a fadiga, dores inespecíficas, sensação de opressão no peito, insónias, perturbações digestivas (náuseas, vómitos, diarreia), o que coloca a hipótese de uma doença diferente, assim dificultando e retardando o diagnóstico.

O prognóstico da depressão é bom e depende essencialmente do tratamento instituído e de um adequado controlo de todos os factores de risco presentes em cada caso.

O sintoma mais grave desta condição é ter pensamentos sobre suicídio, pelo que não deve ser desvalorizado, principalmente se acompanhado de solidão.

Só em Portugal, a doença afecta mais de 20% da população, colocando o nosso país no topo da tabela europeia e do mundo.

De facto, Portugal é o país da Europa com a taxa mais elevada de pessoas que sofrem de depressão e o segundo a nível mundial. Números sem dúvida alarmante.

E apesar da doença ser reconhecida pelo Plano Nacional de Saúde, estima-se que um terço das pessoas afectadas, não seja acompanhada medicamente.

Para travar esta tendência, o primeiro passo é saber identificar os principais sinais de depressão.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade