Geração Móvel nas Escolas

Por:Leonardo Lopes

Como todos sabemos, grande parte da geração de 1995 a 2000 já são acompanhadas dos aparelhos móveis e a internet durante seu crescimento. As diferentes culturas que cada um tem acaba “demonizando” o uso dos celulares na escola, faculdade, universidades não só por parte do aluno, mas de alguns professores também.

Em alguns países como Itália, República Checa e Portugal já é proibido o uso na sala de aula, os argumentos são um só : a distração causada pelo celular. Já no Brasil , apenas é proibido por Lei nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e somente nas escolas públicas estaduais como está previsto na Lei 5222/08 | Lei nº 5222, de 11 de abril de 2008

“O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica proibido o uso do telefone celular nas salas de aula das escolas públicas estaduais.
Art. 2º Caberá ao Poder Executivo regulamentar esta Lei a partir de sua publicação.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 11 de abril de 2008.
SERGIO CABRAL

O uso não consciente do celular nesse tipo de ambiente é que o transforma em algo ruim para o estudante, mesmo tendo sua infinita utilidade para o mesmo. É preciso o respeito, mas o respeito não está digitalizado (Adelina Moura, 2009). A realidade é que a solução definitivamente não é proibir o uso, pois não pode revistar todos os alunos, todos os dias… isso levaria muito tempo e haveria reclamações de ambas as partes.

Na minha opinião umas das possíveis soluções seriam, além da educação domiciliar, uma estimulação através de campanhas de publicidade e das mídias em geral ao uso consciente dos aparelhos móveis, não transformando a imagem do celular uma figura “má” mas sim, algo benéfico se usado de forma certa.

Fontes: http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/472/1/Gera%C3%A7%C3%A3o%20M%C3%B3vel%282009%29.pdf

http://geramovel.wirenode.mobi/

http://rgrupos.jusbrasil.com.br/artigos/175670223/uso-de-celular-na-sala-de-aula-proibido