Pegando um cineminha

O cinema é uma das sete artes do mundo. Fonte de lazer, entretenimento e principalmente lucro, desde o final do século XIX, quando os irmãos de nacionalidade francesa Auguste e Louis Lumiere criaram o cinematógrafo e gestaram essa forma de expressão artística tão importante e influente, o mundo nunca mais foi o mesmo. Responsável por muitas vezes tecer críticas à sociedade e denunciar comportamentos sociais nocivos e egoístas, o cinema se estabeleceu, ainda mais nos dias atuais, como uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Dentre as centenas de títulos que são lançados todos os anos, separamos aqui as cinco maiores bilheterias da história. São elas:

  • AVATAR (2009) — 1º LUGAR

​O roteiro de Avatar é bem simples de entender. No ano de 2154 d.C., uma mineradora começa a explorar minério em Pandora, umas das três luas que orbitam o planeta Polifemo. Pandora é habitada por seres humanoides chamados Na’Vi, criaturas de três metros de altura capazes de se conectar com os outros habitantes, animais e a terra através de suas caudas. A ação humana abusiva na lua acaba por desencadear uma guerra entre os humanos e os nativos, fato ainda mais complexo quando um soldado terráqueo se envolve romanticamente com uma Na’Vi. O que explica o sucesso de Avatar são os seus incríveis efeitos visuais. Se valendo de placas de captura de movimento revolucionárias, o diretor James Cameron, que também dirigiu Titanic, fez uso da tecnologia 3D abundantemente e conseguiu captar de maneira muito natural e realista as feições e gestos dos atores, contribuindo por tornar os Na’Vi ainda mais convincentes e genuínos. Foi vencedor de três Oscars, mas nenhuma atuação individual dos atores recebeu muito destaque, sendo os efeitos audiovisuais o principal atrativo da película.

  • TITANIC (1997) — 2º LUGAR

Obra incansavelmente geradora de memes na internet, Titanic foi mais um projeto megalomaníaco e arrebatador de James Cameron. Vencedora de nada mais nada menos que 11 Oscars, incluindo as categorias Melhor Filme e Melhor Diretor, a produção retrata a história de amor entre uma viajante de primeira classe, Rose(Kate Winslet), e um andarilho da terceira classe, Jack(Leonardo DiCaprio, o queridinho do momento), a bordo do RMS Titanic, navio que realmente existiu e afundou. Lutando conta tudo e contra todos, principalmente contra o marido jurado de Rose, Cal(Billy Zane), o casal vive momentos de puro êxtase e paixão e também de tristeza e desespero. Determinados a ficar juntos, vão contra todas as provações e reprovações, já que Jack não é bem visto pela família de Rose. Vivendo um verdadeiro romance, o ápice da obra é quando o navio começa a afundar. Um filme histórico que merece ser assistido. Uma curiosidade é que Cameron usou uma piscina gigante para simular o mar, e esta tinha apenas um metro de profundidade.

  • STAR WARS VII — O DESPERTAR DA FORÇA (2015) — 3º LUGAR

​Uma das franquias de maior sucesso da história do cinema, Star Wars teve um retorno arrebatador nas telas de cinema 11 anos depois do último filme lançado. Nesta obra, a história se passa 30 anos após os acontecimentos de Star Wars VI, quando Luke Skywalker(Mark Hamill) finalmente derrota Darth Vader, liberando a galáxia do controle do maléfico Império Galático. Nesta continuação, a história se desenvolve em torno de dois personagens chave: Rey (Daisy Riddley), uma jovem que encontra o androide BB-8, que contém informações do paradeiro de Luke, desaparecido há anos, e Finn, um stormtrooper. O filme ultrapassou um bilhão de dólares de arrecadação em apenas doze dias, mas não levou nenhum Oscar. Na produção, há o retorno de personagens queridos, como Han Solo(Harrison Ford) e a Princesa Leia(Carrie Fisher).

  • JURASSIC WORLD (2015) — 4º LUGAR

​Outra franquia da lista, Jurassic Park foi responsável por sacramentar a já bem sucedida carreira de Steven Spielberg, cineasta idealizador do primeiro filme da série. Nesta obra, o tema principal é sobre o parque temático Jurassic World, que tem como tema, obviamente os dinossauros. Após os eventos catastróficos dos outros três filmes, finalmente conseguiram montar um parque em que as principais atrações são os répteis gigantes, que são constantemente treinados e alimentados. Acontece que tudo sai do controle quando um Tiranossauro Rex, criado artificialmente com o código genético de outros quatro dinossauros, desaparece. A principal estrela do filme é Chris Pratt, que interpreta o protagonista e domador de velociraptors Owen Grady.

  • OS VINGADORES (2012) — 5º LUGAR

​Filmes de super heróis nunca estiveram tão em alta. Hoje, sendo possível realizar verdadeiros façanhas audiovisuais através dos efeitos especias avançadíssimos, esta superprodução conquistou o mundo em 2012. A história da obra narra os acontecimentos que acontecem com um time de indivíduos com poderes especiais específicos. São eles: Tony Stark(Robert Downey Jr), Capitão América(Chris Evans), Hulk(Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro(Jeremy Renner), Viúva Negra(Scarlett Johansson), Thor(Chris Hemsworth) e Nick Fury(Samuel L. Jackson). A missão dos heróis é recuperar o Tesseract, fonte de energia responsável por trazer à terra Loki(Tom Hiddleston), deus nórdico, irmão de Thor e principal violão do filme, que tem como objetivo obter todo o poder de si só. Os efeitos especiais são de tirar o fôlego. No filme, a cidade de Nova Iorque é o palco de batalha e fica totalmente destruída. Uma empresa de consultoria avaliou os danos e chegou à conclusão de que os reparos atingiriam a casa dos bilhões de dólares.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.