Quando devemos automatizar testes de software?

Lorain Pazzetto
Aug 24, 2017 · 2 min read

Você trabalha com desenvolvimento ágil de software? Como testador, notou uma carga excessiva de trabalho manual? Ou melhor, percebeu que com o software em desenvolvimento, com constantes mudanças, sempre precisa executar um conjunto de testes de regressão a cada versão gerada para garantir maior qualidade na entrega do mesmo? Então pare aí mesmo, que é hora de pensar em automação de testes!

Falando no dia a dia do trabalho com desenvolvimento de software, chega o momento em que é necessário tomar a decisão de automatizar ou não cenários de testes gerados. E é exatamente nas situações citadas acima que começamos a notar a necessidade de um robô fazendo por nós o trabalho duro e repetitivo, trazendo um feedback muito mais rapidamente.

Quando um testador executa inúmeras vezes o mesmo cenário de testes, corremos o risco de erro, como exemplo, pular algum passo importante de validação do cenário. Afinal, somos humanos e estamos suscetíveis a errar.

Sabemos também da importância de um ciclo regressivo de testes, para garantir que não há regressões no software. Esses testes podem ser automatizados, de forma que sejam executados instantaneamente poupando o testador para tarefas como criar novos casos de testes, validar a aplicação, sugerir melhorias, contribuir com a qualidade do produto que será entregue. Isso nenhum robô é capaz de fazer.

Através da automação de testes é possível obter um feedback bem mais rápido, visualizando todos os resultados do ciclo de teste, com informações sobre qual step do teste ocorreu um bug e por qual motivo. Todas essas informações podem ser usadas em ferramentas existentes que oferecem gráficos e relatórios onde é fácil analisar os resultados da execução.

Principais testes para automatizar:

-Testes de regressão;
-Tarefas repetitivas;
-Funcionalidades críticas;
-Testes com cálculos matemáticos.

Metodologia Ágil e a Automação de testes:

Falando em metodologia ágil a automação de testes desempenha um papel bem importante, pois auxiliam no recebimento contínuo de relatórios de forma rápida, garantindo maior qualidade na entrega do software.

Para finalizar, deixo abaixo algumas indicações de ferramentas para automação de testes, nas quais podemos entrar no assunto posteriormente:

Testes de aplicativos Web: Selenium Web Driver
https://w3c.github.io/webdriver/webdriver-spec.html

Testes de aplicativos móveis: Appium
http://appium.io/

Testes de performance: Jmeter
http://jmeter.apache.org/

Testes de serviços: SoapUI
https://www.soapui.org/

Testes de código (BDD/TDD): Cucumber (Java ou Ruby)
https://cucumber.io/

)

Lorain Pazzetto

Written by

Líder de Soluções na FCamara, apaixonado por tecnologia, esportes radicais e tudo que envolve inovação.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade