A profundidade do diálogo

Uma boa conversa é o mais atraente em uma pessoa

Estive pensando sobre o quanto me atrai a inteligência de uma pessoa, a profundidade da conversa que posso ter com ela e sua visão de mundo. Uma pessoa que não me proporcione isso, desculpe dizer, me desinteressa em todos os sentidos, até a nível de amizade.

Conheço uma menina que teria tudo pra ser minha melhor amiga. Tudo mesmo, exceto o que acabei de mencionar. As conversas que raramente temos relembram minha adolescência, quando o mais interessante de se conversar era sobre algum menino bonito. Ela constantemente fala de homens, sejam ex’s, atuais, interessantes, atraentes etc. E isso passa longe do que me interessa falar e muito menos ficar ouvindo.

Gosto de pensar sobre tudo. Discutir os mistérios da vida. Criticar ideologias, traçar linhas entre ciência e religião, filosofia e física, viagens no tempo, a infinitude do universo etc… Se uma pessoa não é capaz de fazer um diálogo profundo vez ou outra — afinal falar banalidades também é essencial à vida cotidiana — eu peço minhas sinceras desculpas, mas não podemos igualmente aprofundar laços.