Estado de Fluxo: O método científico para atingirmos Excelência — Parte 2

Designed by Freepik

Em 1990, o pesquisador húngaro Mihaly Csikszentmihalyi descreveu em seu livro “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, o que chamamos hoje de “Estado de Fluxo”.

Segundo a definição, “fluxo é o estado mental de operação em que a pessoa que realiza uma tarefa está totalmente imersa em um sentimento de foco energizado, engajamento total, e apreciação pelo processo da atividade… A marca do fluxo é um sentimento de alegria espontânea, até mesmo êxtase, enquanto executa uma tarefa. Fluxo também é descrito como o foco profundo em nada além da atividade — nem mesmo em si, ou nas suas emoções”.

No post anterior, nós conversamos sobre as diferentes fases e benefícios do Estado de Fluxo. Nesse artigo, buscarei explicar quais são os componentes essenciais para entrar em Estado de Fluxo tanto individualmente, como em grupo. Esses componentes são discutidos mais a fundo no livro “The Rise of Superman” de Steven Kotler, onde são também chamados de Triggers (Gatilhos).

Componentes essenciais do Estado de Fluxo — Individual

Dos 17 gatilhos citados em “The Rise of Superman”, eu escolhi aqueles que fazem mais sentido para o ambiente empresarial, já que no livro Steven Kotler cria a maior parte dos seus argumentos em cima de atletas de alta performance. Embora possam parecer muitos, os gatilhos se sobrepõe em muitos pontos, funcionando como extensões um do outro, de forma que não é tão complicado alcançá-los. São eles:

Metas claras e de curto prazo

Nosso primeiro componente nos mostra onde devemos colocar nossa atenção. Ao estipularmos metas claras e de curto prazo, nossa mente não precisa vaguear em busca do que fazer, e sobre qual a próxima ação a ser tomada, afinal de contas isso ele já sabe. Dessa forma, nossa concentração e motivação naturalmente aumentam, facilitando entrarmos em fluxo.

Para que nossa concentração se mantenha, são importantes outros 3 componentes:

1 — Tenha grandes blocos de tempo: Para que você consiga manter a concentração, é primeiro necessário garantir que você tenha o tempo necessário para progredir sobre determinada tarefa. Caso tenha 5 minutos até o próximo compromisso, busque fazer tarefas que sejam compatíveis com esse pequeno intervalo de tempo.

2 — Minimize interrupções: todas as vezes que somos interrompidos, nossa linha de raciocínio se perde, e precisamos de mais tempo para retomar a tarefa que estávamos fazendo. De acordo com a pesquisadora Gloria Mark, demoramos em média 23 minutos para retomarmos a tarefa após interrupções.

3 — Não se interrompa: tentar realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é o mesmo que criar interrupções constantemente na sua linha de raciocínio. Da mesma maneira que com outras interrupções, nosso cérebro precisa de tempo até voltar a operar com facilidade sobre a tarefa inicial.

Dessa forma, caso esteja escrevendo um grande relatório, busque colocar como meta escrever 1 ou 2 tópicos nessa semana. Reserve horários específicos nos quais deseja trabalhar, e deixe que outras pessoas saibam que você não quer ser interrompido. Assim, você aumenta as chances de atingir alta performance.

Para saber mais sobre como estabelecer metas, acesse “Como Estabelecer Metas Inteligentes para uma vida de sucesso”.

Feedback imediato

Outra maneira de manter a concentração, o feedback imediato é basicamente uma extensão das suas metas. Se suas metas te dizem o que fazer, a presença de feedback constante te diz como fazer. Se a todo momento você tem a sua frente o que precisa ser melhorado, sua mente não vagueará em busca de pistas que cumpram esse mesmo objetivo.

Além disso, feedback imediato é uma ótima forma de manter nas alturas os níveis de motivação. Ao conseguirmos responder diretamente ao que precisa ser otimizado, desenvolvemos um sentimento de evolução, fazendo com que a tarefa se torne intrinsecamente recompensadora. Essas pequenas recompensas, que decorrem da evolução do projeto, são capazes de te motivar até a finalização da tarefa.

Dessa forma, caso esteja em uma negociação de contrato, por exemplo, é importante que você consiga visualizar que os pontos discutidos estão realmente impactando na criação do contrato, e que as discussões não estão fugindo ao escopo da reunião.

Tarefas precisam ser desafiadoras, mas não impossíveis

No gráfico acima, é importante notar que o Estado de Fluxo só existe quando temos um alto nível de desafio, mas que é compatível com nosso nível de perícia na determinada tarefa. Caso nosso nível de perícia seja muito maior que o desafio, ficaremos relaxados. Caso o nível de desafio seja muito superior ao de perícia, ficaremos ansiosos. Ambos esses sentimentos são incompatíveis com o estado de fluxo.

Para entrar em fluxo, a tarefa precisa ser desafiante a um nível que ainda bata com suas habilidades para finalizá-la. Por exemplo, caso esteja na negociação de contrato exemplificada no item anterior, é necessário que seus níveis de persuasão sejam compatíveis com a resistência que o cliente mostra na compra. Caso os níveis de resistência sejam muito altos, você começará a se sentir ansioso e não conseguirá entrar em estado de fluxo.

Além disso, tão importante quanto termos um nível de perícia compatível com a tarefa, é acreditarmos no nosso potencial. Muitas vezes olhamos grandes empresários, ou bons investidores em revistas, artigos ou televisão, e pensamos “Se eu tivesse metade do talento desse cara, faria rios de dinheiro”. Essa é justamente a mentalidade que trabalhará contra você quando está desenvolvendo uma habilidade e está procurando entrar em fluxo. Para entrar em fluxo, você precisa acreditar que seus esforços valem a pena e que você possui um grande potencial.

Senso de Controle

Como uma extensão do feedback imediato, a manutenção de um sentimento de controle sobre a situação ou tarefa é fundamental. Caso seu feedback indique que você não possui mais o controle da situação, o que é o mesmo que indicar que seu nível de desafio superou o seu nível de perícia, você inevitavelmente deixará o Estado de Fluxo.

No exemplo da negociação do contrato, caso ao final da negociação o cliente ainda alegue que precisa de um tempo para pensar, e que retomará o contato em alguns dias, a decisão foge ao seu controle e nesse momento o estado de fluxo se encerra.

Elemento de Risco

Por último, mas não menos importante, elementos de risco fazem toda a diferença quando queremos entrar em fluxo. Você provavelmente não entrará em fluxo enquanto treina para uma apresentação, ou venda, mas quando estiver com uma plateia, ou com um cliente à sua frente, o risco de não se expressar corretamente, ou o risco de não fechar o seu contrato, proporcionarão os elementos necessários para entrar em Estado de Fluxo com muito mais facilidade.

Componentes essenciais do Estado de Fluxo — Grupo

Todos os componentes citados acima são também fundamentais para entrarmos em fluxo dentro de um grupo. Afinal de contas, se não temos a base de componentes para entrar em fluxo sozinhos, como cada um dos participantes fariam para entrar em fluxo coletivamente. Ainda assim, alguns outros componentes também precisam ser citados quando consideramos o grupo.

Participação Igualitária

O primeiro componente essencial para entrarmos em fluxo em um grupo é que estejamos participando ativamente das tarefas ou discussões. Caso você não esteja participando como os demais integrantes, você não se sentirá tão engajado com a tarefa, fazendo com que não desenvolva o estado de fluxo.

Dessa forma, é crucial que todos participem de forma igualitária, e que haja espaço para que todos continuem interagindo. Por esse motivo, são recomendados grupos de apenas 2–5 integrantes, de forma que todos possam permanecer participando a todo tempo.

Familiaridade

Como uma extensão da participação igualitária, é importante que todos os membros da equipe estejam falando uma mesma língua. Eu digo isso tanto em um sentido literal, como em um sentido mais abstrato, onde os integrantes possuem uma mesma base de conhecimento, e uma base de comunicação que vai além daquilo que está sendo dito.

O entendimento de alguns componentes de programação neurolinguística (PNL) podem ajudar muito nessa situação, pela criação de um maior rapport entre os diferentes integrantes da equipe.

Escuta Ativa

O Estado de Fluxo apenas aparece quando todos os integrantes do grupo estão a todo tempo engajados com a tarefa. Isso não ocorre quando um dos participantes “se afasta” da discussão para preconceber ideias de como a meta deveria ser alcançada. Portanto, quando estiver na discussão, pergunte-se “Eu estou atento ao que está sendo dito, ou estou apenas esperando minha vez de falar? ”

Essa é uma ferramenta poderosa, já que a partir de sua utilização, todas as vezes que você falar estará soltando ideias sem muito planejamento, o que promove um enorme e constante fluxo de ideias para todos os participantes.

Diversidade de Egos

Como uma extensão da escuta ativa, a diversidade de egos é importante para que ideias que diferem das suas estejam sempre sendo jogadas na discussão. Caso todos os participantes pensem da mesma forma, e concordem sobre o que deve ser feito, o processo criativo se encerra, e as ideias começam a ser julgadas para implementação.

Dessa forma, caso queira manter o Estado de Fluxo e uma comunicação constante, busque sempre utilizar os pontos que você concorda na discussão, já que isso favorece o processo criativo e a vinda de novas ideias. Assim, integrantes do grupo não sentirão que suas ideias estão sendo constantemente julgadas e que devem parar para pensar um pouco mais sobre o que vão falar. Essa pausa para planejar o que falar atrapalha a escuta ativa, e minimiza as chances de entrar em fluxo.

Estado de Fluxo na Vida Pessoal

Embora esse artigo tenha sido escrito com um enfoque muito mais empresarial, é importante salientar que esses estados não ocorrem apenas dentro de empresas ou reuniões de negócios. Eles podem muito bem acontecer em uma conversa na mesa de jantar, ou em uma caminhada a dois.

É por isso que na parte três dessa série estaremos discutindo quais os benefícios que o estado de fluxo possui sobre a sua felicidade, e como ele pode ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nos vemos no próximo artigo!


Sem tempo para o que mais importa? Receba nosso mini-curso gratuito, com 7 técnicas Essenciais de Produtividade Pessoal, e comece a trabalhar de maneira mais intelligente a partir de hoje!!

Esse post apareceu originalmente em lpprodutividade.com.br

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.