You Tube — A Nova TV Livre e Como as Pessoas Interagem Com Ela

Larissa Prado
2 min readJun 20, 2016

--

Já não é de hoje que o YouTube faz tanto sucesso. Ele aparece como um grande canal online, de acesso gratuito e rechecadíssimo de conteúdo audiovisual, um portal que atende tanto espectadores quanto produtores de conteúdo, a relação das pessoas com ele cada vez mais se aproxima do que tem sido nos últimos anos com o tão conhecido aparelho televisivo, ou, para os mais íntimos, a TV.

Hoje já é possível entreter as crianças com canais de desenho ou com produção de vídeos, o que facilita a vida de muitos pais que antes quando não tinham TV a cabo, ficavam submetido aos canais de desenho da tv aberta, muitas vezes expondo a criança a conteúdo inadequado simplesmente por ter que deixá-las entretidas na frente da TV.

Os e-sports (que também são uma nova tendência do mercado esportivo) acontecem de maneira online e nada melhor do que transmiti-los online, com comentários, narração, programa oficial e tudo o que a tv tradicional oferece.

Além das propagandas tradicionais antes dos vídeos e dos espaços publicitários, o YouTube hoje tem um poder gigantesco de influenciar compras com os vídeos de unpacking e de reviews de mercadorias. Muitos vlogueiros recebem essas mercadorias para fazer análises e gerar um marketing (quase)de graça.

Antigamente na TV, quando uma figura de sucesso fazia uma revelação sobre sua vida pessoal (ou quando isso vazava para a mídia) toda interpretação e retransmissão ficava de acordo com a emissora responsável o que gerava muita distorção na informação original e as vezes até casos de divergência entre as emissoras. O YouTube é um espaço seguro para que as próprias celebridades possam fazer suas publicações de acordo como acharem melhor. Isso diminuiu distâncias, gera um sentimento de legitimidade maior para as informações e ajuda os seguidores desses perfis a se sentirem acolhidos e inspirados, pois muitas vezes passam por problemas próximos, como por exemplo assumirem sua homossexualidade diante de familiares, da mídia ou apenas relatando o ocorrido.

O YouTube tem um poder influenciador tão grande (ou talvez até, maior) do que o da Televisão tradicional. Isso pede muitos estudos de caso pois a tendência é as pessoas sempre se submeterem a ele como a qualquer mídia de massa que é projetada sobre elas.

--

--