Barbara Sher e Multipotencialidade — Parte1: Você deve usar TODOS os seus talentos!

Uau! Há pouco mais de duas semanas foi exatamente essa a sensação que tive quando me deparei com um artigo da Paula Abreu sobre Almas Renascentistas ou pessoas Multipotenciais…estou curtindo a sensação de alívio até hoje. Já fiz muita coisa nessa vida, estudei muito e sempre me interessei por “tudo, ao mesmo tempo, agora”! No entanto, mesmo recebendo o feedback sobre minha suposta inteligência, nunca me senti vivendo uma vida condizente com as qualidades expostas. Especialmente nessa fase da minha vida. Por muito tempo até pensei que ter estudado demais poderia até ter me atrapalhado, e parece que quando eu conseguia alcançar certos objetivos e estava tudo bem, acontecia de meus interesses mudarem novamente e eu acabar sendo direcionada para outra coisa… muitas vezes me culpei horrores, me vendo como uma “eterna insatisfeita”… até que… a Paula Abreu em seu artigo me cita a Barbara Sher e seu livro (sem tradução ainda): “Refuse to choose”, em tradução livre minha “Se recuse a escolher”. Nossa! Que bálsamo para essa Alma Renascentista tão sofrida! hahaha (nem tanto assim vai). O mais interessante é que eu já conhecia a Barbara Sher desde 2013 de um site onde ela tem o seu livro em inglês e em português (somente até o capitulo 7), o WishCraft, que eu acidentalmente descobri fazendo minhas buscas por assuntos que me interessavam naquela oportunidade, mas não li o livro inteiro, somente o Capítulo 2.

Depois que li sobre Multipotencialidade, e redescobri Barbara Sher, agora ninguém me segura. Infelizmente a maioria de sua obra ainda está em Lingua Inglesa, portanto, vou compartilhar aqui tudo o que eu for lendo sobre isso, pois só aqui em casa, somos 3 irmãs e as 3 são multipotencialistas. Me lembrando de alguns amigos, reconheço neles características de Almas Renascentistas (amo de paixão esse nome), e suspeito que essa nova geração que já está por aí, seja em massa, Multipotencialistas! :)

Então vamos lá, descubra aqui se você é uma Alma Renascentista ou como Barbara denomina, um Scanner! :)

→ As pessoas te dizem que você tem de focar em um só projeto, emprego, área de atuação? [Eu sou formada em Física, Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental, Mestrado em Geofísica, já fui professora de Física, Assistente técnica em Gasodutos Terrestres, fiz cursos de Inspeção de Solda, trabalhei como Geofísica de Processamento de Dados, agora estou como Professora de Inglês e Coach! Ufa! Cansa só de falar, mas ainda tenho vontade de explorar muito, mas muito mais! Uma vida só é pouca! :)]

→Você percebe que seus amigos conseguiram agarrar um caminho profissional e seguiram em frente, e você, apesar de ser considerado super inteligente, não consegue simplesmente escolher só um? Você já se encontrou alguma vez nesse dilema de ter que escolher quando na verdade tem inúmeros interesses?

→Você simplesmente não consegue encontrar que faculdade, trabalho, assunto realmente “faz seu coração vibrar” como andam falando por aí? [Só Deus sabe quanta angústia ao ver esses vídeos de Coaching de Carreira, eu não sei o que faz meu coração vibrar!!!! Se eu soubesse, eu já estaria fazendo!!! Na verdade, olhando minha vida pregressa, percebo que cada momento da minha vida tem algo que me apaixono, vou, faço, e me apaixono por outra coisa, ou simplesmente não sei pelo que estou realmente apaixonada — mas nesse momento me encontro realmente apaixonada por Coaching de Inteligência Positiva e sobre Multipotencialidade, obviamente].

→ Você já ficou sem entender como pode ser tão diferente dos seus colegas, que simplesmente escolheram um caminho e estão seguindo ele sem tantos dilemas enquanto que você ainda parece perdido aos olhos deles?

→ Por que você não está trabalhando em seus sonhos e comprometido com eles ainda? Como você vai escolher apenas um, se você se interessa por tanta coisa e não poderia nunca deixar de dar atenção a qualquer uma delas?

Acredite ou não, existem várias respostas muito boas para essas perguntas, se, como muitos “Scanners” você acha que a situação é completamente perdida, você terá surpresas maravilhosas! E aqui está a maior delas:

Se os Scanners não pensassem incessantemente que eles deveriam limitar sua atuação em apenas uma área, 90% de seus problemas deixariam de existir imediatamente! Scanners devem usar TODOS os seus talentos!

❤ Barbara Sher e Multipotecialidade — Parte 2 aqui

Luana Carper — Life & Professional Coach em Começa Por Mim