Dica de produtividade #1 — isolamento de ruídos e binaural waves (ondas binaurais)

**********************************************************

Isolamento acústico de barulhos externos e concentração para estudar ou escrever

**********************************************************

Ultimamente está tendo pelo menos duas obras aqui perto da minha casa, fora isso, minha cidade tem uma quantidade absurda de cachorros na rua, as vezes latindo dias e noites inteiras. É impossível dormir para quem tem o sono leve como eu.

Desde que trabalhei em obras e descobri o protetor auricular nunca mais fiquei sem, tanto nas obras, quanto fora delas. Na obra, tinha uns bem desconfortáveis (como este aqui, não compra esse, não é nada confortável para dormir)

ultimamente uso um bem confortável para dormir que é este modelo da figura abaixo:

Dica: Remova a corda mas deixe o miolo de plástico em uma partes, quem entende de protetores auriculares ou já trabalhou em obras sabe que, por questão de segurança, uma vez que você use uma das partes no ouvido esquerdo, por exemplo, deve ser usado sempre no ouvido esquerdo, para evitar que doenças, fungos ou bactérias passem de um ouvido para o outro, então deixe uma marquinha para lembrar de qual ouvido é aquela parte (eu durmo todas as noites com um desses da figura acima, acredito que é fácil de achar em lojas de materiais de construção e lojas que vendem EPI´s).

Outra dica que uso e gosto muito são as binaural waves para produtividade.

BrainWaves são ondas sonoras que estão sendo usadas para várias finalidades, desde meditação e relaxamento até estudo e produtividade, passando por alívio de dores, e há quem promova algumas inclusive para depressão, transtornos alimentares, disfunções emocionais, aumento de serotonina e há quem divulgue excitação sexual (essa eu nunca experimentei, hehehe).

Eu uso e adoro, já experimentei algumas que funcionaram lindamente para relaxamento, alívio da ansiedade (inclusive para bruxismo) e para estar alerta e atento para estudos, e são essas que vou recomendar aqui, as que funcionaram para mim para produtividade e estudos, você pode colocar baixinho sempre usando fones de ouvido que isolem o ambiente externo (é importante que os dois fones estejam funcionando bem, vou explicar em outro texto o funcionamento de uma brainwave mas já adianto, você não terá uma brainwave no cérebro usando somente um fone, não fará efeito). Você pode usar também com músicas clássicas de fundo (existem algumas brainwaves que já estão junto com músicas clássicas, aqui está a minha lista:

Study Aid 2: MIND NINJA — Low Alpha Binaural Beats, Concentration, Super Learning Focus, Study Music:

Essa é minha preferida para estudar e me manter focada no trabalho ou escrever um texto, são ondas alfa de baixa frequência e para mim funcionam muito bem.

Study Aid 5: ‘Laser Focus’ — Alpha (10Hz) — Iso-Tone (Procrastinator Eradicator):

Essa promete erradicar a procrastinação, já usei e para mim funciona também.

Study Aid for Super Learning and Memory: 2 Hours of Alpha BiNaural Beats for Study, Focus, Memory

Apesar de eu preferir as ondas alfa de baixa frequência, já usei essas alfa também, funciona, mas eu recomendo deixar bem baixinho pois elas são um pouco irritantes se perceptíveis.

STUDY POWER | Focus, Increase Concentration, Calm Your Mind | White Noise For Homework & School

Já usei ruído branco também, o ruído branco é muito recomendado para quando você ouvir demais outras binaural waves e quer “descansar” o cérebro dessas outras frequências sonoras. Para quem é ansioso, tanto essa frequência quanto as “low alpha” funcionam muito bem.

Existem estudos que indicam que estudar ouvindo música clássica ajuda na concentração, retenção do aprendizado, memória e compreensão e solução de problemas (leia o artigo original em inglês aqui). Eu sou suspeita, adoro música clássica, então deixo aqui embaixo um link com 8 horas de música clássica para estudo e concentração:

https://www.youtube.com/watch?v=gEibRc-oJKs&list=PLD1EroqDLI4dSLi-FfLkqAnki5BdaRH4s&index=2

É muito fácil encontrar material disponível no youtube para ouvir, recomendo ir testando e observando os que mais fazem efeito. Já ouvi muitos comentários de pessoas que amam e dizem fazer muito efeito, como outros que alegam não funcionar, portanto é muito pessoal. Algumas pessoas inclusive acreditam que é placebo, que não há comprovação científica, mas não é verdade. Aqui vai uma lista de cientistas que estudam as binaural waves e como as frequências sonoras afetam a atividade cerebral:

*******************************************************************

Title: A Comprehensive Review of the Psychological Effects of Brainwave Entrainment

Authors: Tina Huang, PhD, Christine Charyton, PhD

Veja o artigo aqui (em inglês)

******************************************************************

Anna Wise é uma das principais pesquisadoras da atualidade, visite o site aqui (em inglês), abaixo uma palestra da Anna Wise sobre brainwaves também em inglês:

Retirado de http://ekladata.com/

Para quem ainda tem dúvidas veja este artigo sobre Matthieu Ricard que tem sido estudado pela Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos e de onde recebeu o título de “homem mais feliz do mundo” pois segundo o grupo de pesquisadores, o cérebro dele produz um nível de ondas gama nunca antes relatado no campo da neurociência.

Para testar mais brainwaves que auxiliam na produtividade, foco, retenção de conteúdo e memória, sugiro entrar no youtube e pesquisar por “study aid” ou “brainwaves productivity”. Sugiro a pesquisa em inglês porque ainda é escasso material (já há bem mais conteúdo em língua portuguesa que quando comecei a usá-las, mas ainda assim é muito escasso comparado com o material estrangeiro).

Indico ainda baixar os áudios, infelizmente alguns estão tendo propraganda durante o áudio (sem comentários né…), então baixem os áudios e usem offline, é melhor. Existem alguns programas que baixam vídeos e convertem para áudio como o atubecatcher e o vdownloader, mas o clipconverter é um site que faz a mesma coisa sem precisar instalar um programa no computador. Devem haver outros, é só fazer um busca rápida de “como baixar vídeos do youtube” no google, que certamente mais opções aparecerão.

Testem e escrevam aqui se funcionou ou quais as que melhor funcionam para vocês e para que atividade!

Se gostou do post cliquem no ❤ assim saberei que vocês têm interesse em saber mais do assunto e posso procurar mais material.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lua Na’s story.