Martha Monteiro e Veronique Forat: fundadoras da Morar com Você, uma startup que veio para acabar com a solidão na velhice

Luana Sanchez
Aug 25, 2017 · 3 min read
Veronique Forat e Martha Monteiro. Foto: Luisa Santosa

O foco da startup é no grupo e não no imóvel, e grande parte das solicitações que recebem é de pessoas entre 45 e 60 anos

Sessentonas. Sexagenárias. Empreendedoras 6.0. Não importa a nomenclatura, o valor de Martha Monteiro e Veronique Forat vai muito além do que pode ser definido pela idade. Elas se conheceram em um workshop do Lab 60 + chamado “A Reinvenção do Trabalho Após os 60” e a conexão foi instantânea. Ambas vieram de carreiras bem-sucedidas; Veronique na área de Marketing de Relacionamento e Marta no setor imobiliário. Em comum, a vontade de se reinventar. Se encontraram no lugar certo e na hora certa!

Embarcaram em uma jornada que, ao mesmo tempo em que dialoga com suas trajetórias profissionais, é diferente de tudo que já fizeram. Elas se uniram para fundar a Morar com Você, plataforma que proporciona a união de pessoas que querem compartilhar moradia através das afinidades (tipo de alimentação, paixão pelos animais, hobbies, etc). O foco da startup é no grupo e não no imóvel, e grande parte das solicitações que recebem é de pessoas entre 45 e 60 anos.

Veronique foi obrigada a tirar um ano sabático por conta de um problema de saúde e foi aí que começou a se perguntar se queria continuar fazendo o que tinha feito a vida inteira.

“Participei de um evento e uma das primeiras coisas que o palestrante falou me impactou muito. Ele disse ‘estamos aqui pra pensar no que vamos fazer nos próximos 30 anos da nossa vida profissional’. Aquilo me impactou muito e me permitiu fazer planos mais ambiciosos que simplesmente pensar em como ia passar o tempo nos próximos 5 anos”.

Marta também tinha o desejo de fazer algo diferente. Ela afirma que a geração Baby Boomer (pessoas nascidas entre 1945 e 1960) está cheia de vitalidade, conhecimento e não quer parar. São pessoas que querem viver de forma independente, mas não sozinhas. “Tudo é um grande desafio, mas o desafio também pode rejuvenescer”.

Marta e Veronique tinham em comum a vontade de se reinventar. Se encontraram no lugar certo e na hora certa! Foto: Luisa Santosa

O contato com os Millenials (nascidos a partir dos anos 80), entretanto, não deixa de causar um certo estranhamento em um primeiro momento. Elas já participaram de Campus Party, batalhas de pitches em eventos com investidores e conseguiram se impor nesse cenário de startups. “Fisicamente a gente se destaca. Somos duas mulheres com mais de 60 em um ambiente majoritariamente formado por homens muito jovens. É preciso se fazer respeitar porque o primeiro impulso é descartar pela idade”, afirmou Veronique.

Quem se deixa levar pelo preconceito perde a chance de uma troca de conhecimento intergeracional que pode ser benéfica para ambos os lados. Se a geração da internet vem com o chip da tecnologia e inovação, as baby boomers têm a experiência de vida, mais sabedoria nas questões humanas e um entendimento maior das sutilezas de relacionamento.

E é esse expertise que elas empregam na Morar com Você, que atualmente conta com 7 grupos ativos, com características bem diferentes entre eles. As duas participam de todo o processo que resulta no compartilhamento de moradia: desde o primeiro contato através da plataforma, passando pela moderação de reuniões entre pessoas compatíveis até a entrega das chaves.

“Os motivos pelos quais as pessoas se interessam são diversos, mas um dos mais fortes é que elas relatam que se sentem sozinhas. Quando você é muito novo não se sente sozinho, está rodeado de gente o tempo inteiro”, explicou Veronique.

Elas recebem de 15 a 20 solicitações por dia, sendo que 40% vêm de São Paulo. Porém, já existe demanda de outras partes do mundo também, como Estados Unidos e Itália.

  • Enquanto fazíamos a entrevista, elas receberam uma solicitação de uma mulher a procura de pessoas para compartilhar sua casa na Toscana (Itália). Seu objetivo era encontrar interessados de dupla nacionalidade, com condições econômicas e interesse de investir lá. Ela é recém-separada e busca quem queria comprar a parte do seu ex-marido na casa.

Esse projeto, pelo jeito, vai longe!

)

Luana Sanchez

Written by

Jornalista, taurina, interessada em novas formas de comunicar ideias. Um ser em (R)evolução. Projeto O Ano do Novo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade