Martha Monteiro e Veronique Forat: fundadoras da Morar com Você, uma startup que veio para acabar com a solidão na velhice

O foco da startup é no grupo e não no imóvel, e grande parte das solicitações que recebem é de pessoas entre 45 e 60 anos
Sessentonas. Sexagenárias. Empreendedoras 6.0. Não importa a nomenclatura, o valor de Martha Monteiro e Veronique Forat vai muito além do que pode ser definido pela idade. Elas se conheceram em um workshop do Lab 60 + chamado “A Reinvenção do Trabalho Após os 60” e a conexão foi instantânea. Ambas vieram de carreiras bem-sucedidas; Veronique na área de Marketing de Relacionamento e Marta no setor imobiliário. Em comum, a vontade de se reinventar. Se encontraram no lugar certo e na hora certa!
Embarcaram em uma jornada que, ao mesmo tempo em que dialoga com suas trajetórias profissionais, é diferente de tudo que já fizeram. Elas se uniram para fundar a Morar com Você, plataforma que proporciona a união de pessoas que querem compartilhar moradia através das afinidades (tipo de alimentação, paixão pelos animais, hobbies, etc). O foco da startup é no grupo e não no imóvel, e grande parte das solicitações que recebem é de pessoas entre 45 e 60 anos.
Veronique foi obrigada a tirar um ano sabático por conta de um problema de saúde e foi aí que começou a se perguntar se queria continuar fazendo o que tinha feito a vida inteira.
“Participei de um evento e uma das primeiras coisas que o palestrante falou me impactou muito. Ele disse ‘estamos aqui pra pensar no que vamos fazer nos próximos 30 anos da nossa vida profissional’. Aquilo me impactou muito e me permitiu fazer planos mais ambiciosos que simplesmente pensar em como ia passar o tempo nos próximos 5 anos”.
Marta também tinha o desejo de fazer algo diferente. Ela afirma que a geração Baby Boomer (pessoas nascidas entre 1945 e 1960) está cheia de vitalidade, conhecimento e não quer parar. São pessoas que querem viver de forma independente, mas não sozinhas. “Tudo é um grande desafio, mas o desafio também pode rejuvenescer”.

O contato com os Millenials (nascidos a partir dos anos 80), entretanto, não deixa de causar um certo estranhamento em um primeiro momento. Elas já participaram de Campus Party, batalhas de pitches em eventos com investidores e conseguiram se impor nesse cenário de startups. “Fisicamente a gente se destaca. Somos duas mulheres com mais de 60 em um ambiente majoritariamente formado por homens muito jovens. É preciso se fazer respeitar porque o primeiro impulso é descartar pela idade”, afirmou Veronique.
Quem se deixa levar pelo preconceito perde a chance de uma troca de conhecimento intergeracional que pode ser benéfica para ambos os lados. Se a geração da internet vem com o chip da tecnologia e inovação, as baby boomers têm a experiência de vida, mais sabedoria nas questões humanas e um entendimento maior das sutilezas de relacionamento.
E é esse expertise que elas empregam na Morar com Você, que atualmente conta com 7 grupos ativos, com características bem diferentes entre eles. As duas participam de todo o processo que resulta no compartilhamento de moradia: desde o primeiro contato através da plataforma, passando pela moderação de reuniões entre pessoas compatíveis até a entrega das chaves.
“Os motivos pelos quais as pessoas se interessam são diversos, mas um dos mais fortes é que elas relatam que se sentem sozinhas. Quando você é muito novo não se sente sozinho, está rodeado de gente o tempo inteiro”, explicou Veronique.
Elas recebem de 15 a 20 solicitações por dia, sendo que 40% vêm de São Paulo. Porém, já existe demanda de outras partes do mundo também, como Estados Unidos e Itália.
- Enquanto fazíamos a entrevista, elas receberam uma solicitação de uma mulher a procura de pessoas para compartilhar sua casa na Toscana (Itália). Seu objetivo era encontrar interessados de dupla nacionalidade, com condições econômicas e interesse de investir lá. Ela é recém-separada e busca quem queria comprar a parte do seu ex-marido na casa.
Esse projeto, pelo jeito, vai longe!
