Sua empresa possui uma marca?

Luana Lacerda
2 min readFeb 13, 2017

--

outubro/2016

No texto passado comentei sobre como dar nome para a sua empresa. Hoje irei explicar um pouco sobre o que é marca e qual a sua função. Mas, para isso, preciso explicar que logotipo não é sinônimo de marca.

A marca tem como objetivo particularizar uma empresa, revelando sua identidade e seus propósitos. Ela carrega um conjunto de características, atributos, benefícios, valores, missões e personalidade da empresa. Pode, também, estimular sentimentos e emoções e orientar comportamentos.

Já o logotipo — ou logomarca, como alguns dizem — é um conjunto gráfico formado por letras e/ou imagens que representa esta marca. Ou seja, o logotipo é a forma de tornar esta marca visualmente tangível.

A marca é o DNA da sua empresa e é ela que conecta seu produto/serviço ao seus clientes, fazendo com que exista uma ligação emocional entre os dois. Por isso a marca precisa transmitir a personalidade da sua empresa. A marca leva a imagem da sua empresa e seu posicionamento no mundo nas questões mercadológicas, políticas, sociais, ambientais e/ou religiosas.

O logotipo é apenas um dos elementos que constituem uma marca, mas não o único. Dentro da marca existem vários ingredientes que, somados, irão fazer com que sua empresa se torne forte no mercado. Entre elas a identidade visual (que vai desde o nome da empresa, o logotipo, slogan, cartão de visita até o uniforme e a sinalização), o tom (formal ou coloquial) da comunicação interna e externa e o ambiente (mobiliário, equipamentos, cores, cheiro).

Todos esses elementos devem ser coerentes e alinhados com a experiência sensorial e emocional que seus clientes terão ao entrar em contado com seu produto ou serviço.

Alinhar tudo isso não é uma tarefa simples, leva tempo e muito esforço e dedicação. Mas não é impossível!

Comece fazendo com que a missão, visão e valores da sua empresa sejam respeitados por todos e que estejam associados aos seus produtos/serviços. Treine seus colaboradores para que eles se identifiquem com a sua marca e transmitam a personalidade da empresa tanto internamente como externamente. Crie um logotipo e uma identidade visual que expressem toda a filosofia da empresa e que destaque a sua empresa perante os concorrentes. Faça anúncios e propagandas coerentes e que identifique a personalidade e o posicionamento da sua empresa.

Se tudo isso estiver alinhado ao que a empresa é, facilmente você terá uma marca sólida e forte no mercado.

--

--

Luana Lacerda

Arte educadora, Designer e Empreendedora Social. Formada em Comunicação Social, Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduada em Design Gráfico