SER CRIATIVO: ATITUDE E REAÇÃO

Oi, sou Luana Leal ,motivada, professora e aspirante a empreendedora. Meu intuito aqui é compartilhar meus estudos, paixões e claro conhecimentos. Vamos lá conhecer minha primeira paixão criatividade, este artigo se resume em motivar e esclarecer a você criativo e futuro criativo.


Com base nas minhas pesquisas a criatividade não é algo teórico e sim prático. É pensar fora da caixa ,não é viver na conformidade ,pois é um treino de atividades contínuas e energizante. E um estilo de vida!

Foto de James Pond em Unsplash

O dom da Criatividade

A criatividade é uma capacidade humana de grande valor que a meu ver, é ativada por meio de respostas a estímulos .

É um fenômeno que se manifesta em todos os setores da vida dos indivíduos. Por isso existem tantas definições e teorias sobre o assunto. Todo ser humano possui criatividade em maior ou menor grau, e em diferentes habilidades. Isto implica dizer que, dependendo os estímulos recebidos, desenvolve-se determinada habilidade, que se traduz nos talentos que cada um de nós temos.

Acredita-se que o potencial criativo do indivíduo tenha início na infância. Crianças que tem iniciativas criativas e são encorajadas e elogiadas pelos pais tendem a ser adultos mais ousados; o inverso também é verdadeiro. Dito isso, arrisco dizer que criatividade tem muito a ver com motivação. Pessoas motivadas são pessoas criativas.

Ou seja: nada de dizer que você não tem criatividade! Talvez você não tenha encontrado o que te faz sentir melhor!

Vários autores citam fases e processos para estimular a criatividade obviamente não se pode impor um modelo para como a criatividade funciona. Se fizéssemos isso, não seria criatividade! Cada um tem seu processo, seu tempo, seus talentos! Entretanto, é possível observar um padrão comum no processo criativo, fundamentado em três princípios:

1.Atenção

Para termos uma ideia inovadora, primeiramente nos concentramos em um problema. Ao realizar este exercício de concentração, preparamos a mente para romper as barreiras da realidade, abrindo espaço para a percepção de possibilidades ou conexões que não enxergamos.

2.Fuga

“Você não pode resolver um problema com a mesma atitude mental que o criou

Essa frase de Albert Einstein resume perfeitamente o segundo princípio do processo criativo: se você quer resolver algo, distancie-se o mais rápido que puder do pensamento habituais. Se você continuar pensando dentro da caixa ou da forma comum, é muito provável que você repetirá soluções e padrões adotados anteriormente.

3.Movimento

Às vezes, observar e escapar de costumes não são suficientes para gerar ideias inovadoras. O princípio do movimento nos leva a continuar explorando e combinando ideias, ou seja, dar asas à imaginação!

Aqui, o importante é explorar, testar, gerar alternativas. É a hora de conectar ideias que não eram anteriormente relacionadas. Conhecer estes três princípios é importante para que você se introduza a técnicas de criatividade que se encontram em livros, que te auxiliaram no desenvolvimento de pelo menos um dos princípios para você ser criativo.


Sugestão de Livros que eu li que valem pena você ler!

  • A Arte da Criatividade -Rod Judkins

https://books.google.com/books/about/A_arte_da_criatividade.html?hl=pt-BR&id=9MC-DgAAQBAJ

  • Criativo e Produtivo -Josh Linkner

https://books.google.com.br/books/about/Criativo_e_produtivo.html?id=WgDMCwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y

  • Criatividade: abrindo o lado inovador da mente-Jose Predebon

http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/254802/mod_folder/content/0/Criatividade%20-%20abrindo%20o%20lado%20inovador%20da%20mente%20%28Jos%C3%A9%20Predebon%29.pdf?forcedownload=1

Seja criativo tenha atitudes e pratique , logo você terá reações inovadoras.(Leal)