Kalma Aswad no parque — 2ª edição
Finalmente vai rolar a segunda edição do nosso encontro! Já estou super animada!

O Kalma Aswad é um evento gratuito e colaborativo. É só chegar com um lanche para ser compartilhado, uma canga pra sentar no chão e o coração aberto pra fazer amizades e viver bons momentos.
Acreditamos que crianças negras (e todas as crianças!) precisam crescer em ambientes que valorizem sua identidade em formação. Por isso, o Kalma Aswad quer ser uma oportunidade de encontro de crianças e famílias, para que a gente se veja no outro, se reconheça enquanto grupo social e saiba que somos muitas pessoas comprometidas com a criação uma geração de pessoas negras que têm orgulho e conhecimento sobre suas origens.
Kalma Aswad é uma expressão criada por nós unindo o termo kalma que em haussa significa palavra e o termo aswad que em árabe significa preto(a) formando a expressão palavra preta. O nome escolhido para este evento ao ar livre resgata uma perspectiva da tradição oral africana de transmitir ensinamentos e conhecimentos através de histórias, uma construção interativa do conhecimento e uma valorização da nossa ancestralidade.
Atrações da segunda edição do Kalma Aswad no parque
Assim como na primeira edição, contaremos com a participação de contadores de histórias, e autores de livros infantis contando suas próprias obras, possibilitando uma interação entre autor e público. Brincadeiras e oficinas de brinquedos para divertir e ajudar na integração entre as pessoas também está na nossa programação.
Confere quem está lá com a gente:
Tia Lucia volta nessa edição coordenando as brincadeiras para as famílias. Vamos pular corda, brincar de roda e aprender algumas brincadeiras africanas que não vão deixar ninguém parado! Tia Lucia animou tanto a galera que até minha avó, de 80 anos, ficou com vontade de pular corda! Acho que nessa edição minha vózinha vai fazer arte…
Na primeira edição, a Pamela Cristina arrasou na contação de histórias e nesta edição ela volta com o seu projeto O desdobrar das histórias para fazer oficina de brinquedo com a galera e nos encantar com belas histórias. Nessa parceria que se fortalece ainda mais, O desdobrar das histórias chega como um grande parceiro na produção desta edição do Kalma Aswad. ❤
Direto de São Paulo, temos o prazer de receber Mariana Per, uma multiartista que estará conosco contando histórias que primam pelo protagonismo negro. Aqui em casa ela é conhecida como Tia Mari e já virou nome de boneca e tudo. Já tá pra ter uma noção do quando ela é querida né?
Nossa autora convidada dessa edição é a Janine Rodrigues, do projeto Piraporiando. Gente, que trabalho lindo! E o principal pra gente que organiza o evento é que as crianças terão mais uma vez a oportunidade de estar pertinho da autora do livro, perguntar o que quiserem, interagir com quem cria as histórias.
Bom gente, essa é a programação da segunda edição do Kalma Aswad no parque. Será um dia lindo e conto com a presença de vocês. Em breve, faremos uma edição em São Paulo! Tudo está sendo preparado com muito amor e carinho!

O blog A mãe preta e a livraria InaLivros, com o apoio do projeto O desdobrar das histórias, organizam esse encontro e convidam todos vocês que nos acompanham pra essa tarde de fortalecimentos dos nossos laços, de nossa identidade e de nossa comunidade.