Usando e abusando dos fintech apps

Ultimamente tenho visto uma quantidade enorme de fintechs sendo lançadas e se destacando cada vez mais. Comecei usando um app, depois descobri outro, e fui testando vários. Depois de descobrir um tanto e descartar outro tanto, tenho hoje uma lista de apps que utilizo com frequência e considero muito bons.

À medida que fui usando esses apps, fui percebendo que alguns deles usados em conjunto podem amplificar seus benefícios aumentando a economia de dinheiro e/ou acúmulo de pontos no cartão de crédito. Comentei sobre isso em um dos grupos que participo no Telegram e algumas pessoas acharam interessante o tema e sugeriram que eu criasse um grupo para discutirmos exatamente sobre isso. Surgiu então o grupo Fintech Apps. Quem quiser participar será muito bem vindo.

Em seguida resolvi escrever este texto para compartilhar minhas experiências com alguns desses achados.

Beblue: compras que dão dinheiro de volta, o tão falado “cashback”. Cada compra em um estabelecimento conveniado devolve uma parte do valor que fica como saldo no aplicativo e pode ser utilizado nas próximas compras em qualquer estabelecimento conveniado (inclusive no mesmo que originou aquele saldo). Para este app estabeleci uma estratégia particular de uso, que acredito que otimiza os ganhos: quando o estabelecimento dá menos de 20% de cashback opto sempre por utilizar o saldo Beblue como pagamento. E quando o estabelecimento dá 20% ou mais sempre opto por pagar com o cartão e acumular, mesmo tendo saldo Beblue disponível naquele momento para o pagamento. Se quiser cadastrar clicando aqui você ganha 5 reais (eu também ganharei 5 reais pela indicação) ;)

Transferwise: transferência de dinheiro para o exterior com uma cotação bem mais baixa do que outros meios tradicionais (como Western Union, por exemplo), e sem cobrança de IOF. Muito útil em viagens ao exterior quando se tem algum parente ou amigo morando lá que possa receber o dinheiro em conta bancária naquele país. Também útil para compras pelo Ebay. Se quiser cadastrar clicando aqui você ganha desconto na primeira transferência e me ajuda a completar 3 amigos indicados para que eu também ganhe uma recompensa ;)

PicPay: transferência de dinheiro para estabelecimentos comerciais na compra de algum produto e também entre pessoas físicas para pagamento de pequenas dívidas, vaquinhas para realização de festas e churrascos, vaquinhas para compra de presentes para amigos ou familiares, rateio de contas de bar, etc… Você pode pagar um amigo com cartão de crédito e com isso acumular pontos no seu cartão. Tem um limite de 800 reais para recebimento por mês. A transferência de dinheiro recebido no PicPay para sua conta bancária é gratuita. Como incentivo, o PicPay dá 10 reais para um amigo indicado e 50 reais para o primeiro cliente de um estabelecimento recém conveniado.

Méliuz: cashback para compras na internet e estabelecimentos conveniados. A cada amigo indicado que acumular 20 reais em compras você e ele ganham 10 reais no aplicativo. O saldo acumulado de no mínimo 20 reais pode ser resgatado para sua conta bancária. Se quiser cadastrar clicando aqui você ganha 10 reais após a primeira compra (eu também ganharei 10 reais pela indicação) ;)

Mercado Pago: pagamento de boletos utilizando cartão de crédito sem cobrança de tarifa. Pagamento de contas de água, luz, condomínio, gás, TV a cabo, telefone, celular, etc… Este serviço de pagamento de boletos é gratuito e de quebra você ainda ganha uns pontinhos no cartão de crédito.

Esses são apenas alguns dos apps que mais utilizo, e claro que este foi só um breve resumo de cada um. Sugiro lerem os termos de uso quando forem utilizar cada um deles, para entender melhor o funcionamento e o que pode e não pode ser feito em cada app.

Enfim, cada um por si só já tem várias vantagens, além de facilitar demais a nossa vida. Agora imaginem só quando eles são usados em conjunto…

Potencializando os benefícios

Como exemplo, cito o COMBO Transferwise + Mercado Pago. Usando estes dois em conjunto é possível pagar o boleto da transferência internacional no Mercado Pago sem nenhum custo adicional, com seu cartão de crédito. Além de ganhar o prazo do cartão para pagamento do valor transferido via Transferwise, você acumula pontos no cartão de crédito.

Bom, as possibilidades são muitas, vale a pena vasculhar esses apps e testar cada um. E vocês, quais tem usado? Compartilhem aqui os combos de fintech apps que vocês usam para economizar ou com intuito de acumular mais pontos no cartão de crédito.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.