Por que o relacionamento entre em homem adulto e uma adolescente é errado?
Carol Patrocinio
12713

Ótimo artigo, muito interessante.

Acho que um ponto importante levantado é a questão que a lei não determina moralidade. Não deveríamos simplesmente fazer algo porque isto é legal, a nossa idéia, e sentimentos, sobre esta ação também precisam ser levados em conta.

Pelo o que pude perceber do seu texto imagino que esse homem com quem se relacionou não queria ser abusivo. Até porque o mesmo era abusivo de uma maneira passiva e indireta, não que isso justifique é claro.

Gostei muito destas duas frases:

Simplesmente porque aos 16 anos você não tem a mesma cabeça do que aos 30
Temos que lembrar que é uma menina amando um homem adulto e toda a diferença que os dois têm na maneira de experienciar as coisas.

Traz de volta a questão da legalidade versus a moralidade. Apesar de legalmente uma pessoa a partir dos 14 anos completo ser capaz de se relacionar com quem quiser, mesmo no âmbito sexual, não quer dizer que isto deva ocorrer. Leis de Idade de Consentimento no mundo todo são arbitrárias. Precisamos definir um limite abaixo do qual existe violência presumida, de maneira a protegermos crianças e adolescentes.

Entretanto existe uma dubiedade ao afirmar que acima desta idade relacionamentos românticos/sexuais são naturalmente ok. Existem sempre pessoas fora da curva que aos 14 anos podem ser mais maduros que muitos adultos. Assim como existem muitos adultos que são mais imaturos que adolescentes de 14 anos. Entretanto acho que é seguro presumir que a maior parte das pessoas com 14 anos não tem maturidade emocional/mental/racional para lidar com um relacionamento com um adulto. Uma relação de um adolescente com outro adolescente é uma coisa. A partir do momento que existe um adulto temos um desequilíbrio nesta relação.

Pessoalmente sempre achei melhor que a idade de consentimento no Brasil fosse de 16 anos. Claro, é algo arbitrário meu, mas me parece de uma maneira geral que existem mais chances de uma pessoa de 16 anos ter mais maturidade do que alguém com 14 anos.

Independentemente disto, temos a questão da moralidade. É correto ter um relacionamento com alguém mais novo? Pode ser que sim, a Cris F Santana demonstra que o relacionamento dela foi respeitoso. Se o adulto tem a capacidade de gerenciar esse relacionamento imagino que ele possa ter influências positivas no adolescente. Temos também pessoas que não tem essa capacidade, e seja por ação ou por omissão, acabam desbalanceando a relação e tornando-a algo negativo.

Imagino que todos, caso estejam em uma situação como essa, devem fazer uma reflexão pessoal muito extensa. Tentar entender as razões pelas quais querem ter esse relacionamento com alguém mais novo, como imaginam que esse relacionamento deve desenrolar e mais importante que tudo: Garantir a segurança e bem-estar mental/emocional desse adolescente.

Não é somente por estarmos em um relacionamento que devemos nos abster do nosso dever como adultos: Ajudar, suportar e guiar os mais novos a se desenvolverem de uma maneira saudável.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.