
Experiências indestrutíveis
Dentre diversas e diversas experiências incríveis que já pude ter nos meus longos (risos) 22 anos, acredito sinceramente que a mais engrandecedora de todas tenha sido aquela geralmente intitulada de “morar longe de casa” atrelada a “fazer faculdade longe de casa”.
Ao longo destes quase três anos e meio de faculdade, pude ter a certeza de que aproveitar-se intensamente dessa experiência, é algo pra poucos. Não tão poucos, mas poucos. Eu falo isso, pois algumas pessoas simplesmente tem um problema em permitir a si mesmas. Problemas com aventurar-se. Problemas com cair, levantar, errar e aprender. Problemas com deixar de comer comida cara. Problemas com conseguir andar a pé. E etc.
Muita gente não compreende a oportunidade extraordinária que é dada para que você viva uma vida totalmente nova. Sério, é muito incrível. Principalmente para aqueles, que como eu, sempre tiveram os máximos cuidados do papai e da mamãe, sendo “privados” de diversas tarefas de casa e do dia-a-dia, as quais uma boa parte dos jovens, em geral, realiza. Você vai aprender sozinho, ponto. Talvez com a ajuda de amigos, videos na internet, leituras aleatórias, mas sobretudo sozinho. Instigado por si mesmo. Por motivação própria. Por necessidade pessoal.
Se desejar entrar de cabeça, você aprenderá a cozinhar muitas coisas, a pegar ônibus em uma cidade totalmente nova, a trocar um chuveiro e/ou a resistência dele, a estudar por conta própria (muitas vezes), a pagar suas contas pessoais, administrar o próprio dinheiro, enfim. Você vai virar, de uma vez por todas, dono da sua vida. Ou quase. Na maioria dos aspectos, prefiro dizer que vai sim. Virará dono. E aí só vai lhe restar uma única opção: amadurecer. Isso ocorrerá naturalmente e você vai mudar. Seus hábitos e horários muitas vezes ficarão diferentes, começará a gostar de comidas que não comia antes e num estalar de dedos você atingirá outro patamar. Para alguns mais sensíveis pode ser até mesmo que você fique irreconhecível. Mas vai mudar muito, e pela experiência que tive comigo mesmo e com meus amigos, vai mudar pra melhor.
Portanto, se você for jovem e hoje eu pudesse te dar um único conselho, sem dúvidas seria: “vá fazer faculdade longe e more fora de casa”. Em alguns momentos provavelmente você pensará em desistir, não sei. Talvez por conta de notas baixas venha a pensar que o curso não era o que imaginava, que ficar longe de alguém que você gosta/ama tem gerado depressão, ou ainda porque não tem conseguido regular seus horários, enfim. Acredito que citei três, apenas três de mais ou menos uns cem obstáculos que vão surgir ao longo de sua jornada. Mas eu garanto, e asseguro com todas as minhas forças que você vai ser capaz de superar todos eles, e no dia em que puder olhar pra trás, enxergando tudo que viveu e construiu, você dirá, com o maior orgulho do mundo:
Não foi fácil, mas foram os melhores anos da minha vida.
Se este texto foi, de alguma forma, útil para você, clique no “recommend”, logo abaixo, para indicá-lo a outras pessoas também. O que foi bom para você, com certeza pode ser bom para os demais. Muito obrigado!