Se você quer ler uma história de sucesso, não leia este texto

Lucas Tavares
4 min readNov 5, 2017

--

Essa é uma história sobre uma jornada, mais especificamente o início dela, algo que provavelmente você ainda não chama de sucesso. Admiro um incrível coaching americano chamado Anthony Robbins e, segundo ele, felicidade se relaciona ao crescimento e à melhora em algo que você ama. Olhando para trás, não tenho dúvidas de que isto foi verdade ao longo da minha vida. Estou aqui para compartilhar algumas coisas que aprendi dando os primeiros passos da minha jornada profissional, contar um pouco de como está sendo tudo isso, e espero que seja útil para a de vocês também.

O curso de Engenharia Química

Em 2011 eu fui aprovado no vestibular mais difícil do Estado de Minas Gerais, entrei para o curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Minas Gerais. Meus pais, que sempre se esforçaram para me manter nos melhores colégios, não mereciam outra resposta, senão essa. Eu, com meus 18 anos e boas notas em Matemática, Física e Química, apaixonado por grandes desafios, não poderia escolher outro curso. Errei. Na graduação conheci pessoas incríveis, gente competente e muito melhor que eu.

O departamento de Engenharia Química me dá orgulho, é formado por pessoas eficientes, aplicadas, que dão o máximo de si para mandar bem nos estudos. No meio deles, eu logo vi que aquilo não fazia tanto sentido para mim.

Desistir do curso não era uma opção atraente, a sociedade já havia me convencido, erroneamente, que meu futuro estava assegurado nessa profissão, e depois de tanto esforço para entrar nela, preferi esperar os dois primeiros anos para tomar uma decisão.

A partir daí foi natural o envolvimento com atividades paralelas, iniciação científica e associações estudantis que me motivavam muito mais que as aulas. Entretanto, isso não poderia se estender por mais tempo, afinal, como já disse Steve Jobs, “nosso tempo é muito curto para desperdiçá-lo vivendo a vida de outras pessoas”, e eu comecei a sonhar mais alto, a bater cabeça procurando algo que me identificasse mais e conhecendo melhor meus próprios valores e cultura.

O sonho de morar na Califórnia

Durante esse tempo difícil, estava claro que eu precisava de algo dinâmico e de grande impacto, longe do caminho lento, burocrático e padronizado da engenharia e da Universidade. Eu precisava de criar e construir uma história diferente. A primeira grande decisão foi ir pra fora do país e ver o mundo com outros olhos. Tinha um lugar em que eu sonhava morar: a Califórnia. Eu faria de tudo para chegar lá. Foi muito trabalho, mas foi missão cumprida. Lá estava eu em Long Beach, CA, aprendendo com a cultura mais empreendedora do planeta, como é normal correr atrás das suas paixões, tomar iniciativas desde novo, se desenvolver em alta performance em tudo, desde esportes a negócios. Os americanos, sem dúvidas, são pessoas que deixam suas aptidões falarem mais alto que as vozes da sociedade e a independência é mais atrativa que o conforto da casa dos pais. Depois de um ano e meio, eu voltei ao Brasil ainda mais determinado a fazer coisas gigantes e a ajudar outras pessoas a acreditarem que elas também podem fazer.

A primeira iniciativa atrás da minha missão foi fundar um clube de empreendedorismo na UFMG. O objetivo era gerar um ambiente propício a ter ideias, gerar empreendimentos entre pessoas brilhantes que existem na universidade. Com algumas pesquisas eu vi que talvez o problema não fosse a falta de ideias, temos patentes incríveis na universidade, vi também que eu não precisava de um ambiente propício para empreender, talvez eu poderia fazer algo maior que isso.

Como fui parar no Méliuz

Resolvi empreender, arrisquei meu período na Universidade atrás de um sonho, impulsionar a transferência de tecnologia do país e fazer com que estas brilhantes ideias saíssem da Universidade e fossem para a sociedade.

Foram 8 meses de trabalho duro, batendo cabeça, participando de startup weekends e conversando com várias pessoas de diferentes esferas da sociedade até que conheci a Gama Academy.

A Gama Academy, sem dúvidas, foi transformadora. Foi lá que eu deixei de ser um sonhador para me transformar em um fazedor com muito sangue no olho. Quando se acredita, trabalha e corre atrás, coisas incríveis acontecem. Foi a partir da Gama Academy que eu conheci melhor o Méliuz, feito por malucos iguaizinhos a mim e com a mesma vontade de fazer algo gigante. Comecei a trabalhar no Méliuz e achei um ambiente excepcional, exatamente da forma que gosto de trabalhar e com pessoas que me inspiram todos os dias. A partir daí os aprendizados e o crescimento dispararam! Fomos eleitos a Startup do Ano em 2016 e estamos disseminando o Cashback (modelo que devolve parte do dinheiro gasto em compras para o usuário) por todo o país. É muita dedicação para dar a melhor e mais exclusiva experiência de compra para nossos clientes.

Chegamos no fim do post e no início da minha história. Hoje trabalho em um lugar que me dá extrema autonomia em desafios gigantes. Iniciei na área do Marketing, depois, participei da equipe do Comercial e hoje faço parte do time de Operações de Expansão — a minha nova missão é levar o Méliuz para todo o Brasil e para todas as pessoas!

Espero, meu amigo, que você entenda que sucesso não é a chegada, mas sim as conquistas ao longo do caminho e que você encontre um ambiente que te propicie trabalhar da forma que goste e em algo que acredite. Se você conseguir, tenho certeza que ainda iremos nos conhecer nos próximos anos, nessa jornada de sucesso!

Lucas Tavares

--

--