Depois de 36 anos, o primeiro redesign da Absolut.

A marca Absolut nasceu em 1979, mesmo que sua origem como produto aponte para 1879, quando o empresário Lars Olsson Smith, popularmente conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes, ao invés de três a quatro destilações como era o comum.

A já icônica marca anteriormente havia feito algumas sensacionais embalagens como forma de promoção de sua linha de vodcas com sabores. Na época, em 2013 a iniciativa foi descrita, em comunicado oficial, como o maior projeto já conduzido pela empresa para a área.

Mas, em 36 anos, este é o primeiro redesign na garrada clássica da Absolut. Realizada pela The Brand Union ela passou por um processo que a deixou com desenhos mais sutis em sua tipografia antes de apoio, comum e não exclusiva, mas agora trazendo de maneira elegante, grandiosa e maravilhosa a também alterada filosofia “One Source”. Aquele texto abaixo do nome da Vodca, apresentado em azul, que explica os valores humanos por trás de sua produção. Pela primeira vez, a Absolut traz uma caligrafia propia, criada exclusivamente para esta atualização de sua garrafa. O calígrafo Luca Barcellona foi o responsável por esta obra de arte.

E para eternizar o fundador Lars Olsson Smith, o ilustrador Martin Mörck foi o responsável pela atualização do selo redondo logo que termina o pescoço da garrafa.

Outra mudança de ordem técnica e ecológica, foi o “refinamento” da própria garrafa, que agora aparece mais fina, com os ombros melhor definidos, corpo e colo mais largos e parte inferior mais plana. O cristal usado também pesa menos, minimizando o impacto ambiental. O que não compromete em nada e só ajuda a dar ainda mais valorização humana a este icônico, consagrado e lindo, e qualificado desenho e que apresenta um qualificado produto.

O mais importante de tudo, é que a marca não faz um resenho por busca de maior fatia de mercado ou por adaptação dos novos padrões estéticos que tanto gostamos. Vai mais além, ela apenas renova a transmissão dos seus conceitos e do seu produto de qualidade. Propósito. Valor. Essência.

E além disto, a própria marca disponibilizou um site para a imprensa com lindas imagens sobre o processo de redesign e algumas entrevistas com as pessoas que lideraram o projeto.

Fico por aqui, meus amigos. Até a próxima.

Referências:

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/absolut-vodka-absolut-perfect.html

http://www.brandemia.org/absolut-renueva-el-aspecto-de-sus-botellas-por-primera-vez-en-36-anos

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2013/08/13/Garrafas-da-Absolut-ganham-novo-design.html

http://press.absolut.com/release/Absolut%20Vodka%20Bottle%20Redesign

http://www.lucabarcellona.com/

http://www.martinmorck.com/

http://www.thebrandunion.com/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.