Por favor, um vira-tempo

Vamos voltar um pouquinho. O caminho foi longo, o cansaço bateu nas pernas, mas chegar tem um sabor diferente. É uma sensação de alívio-saudade ou saudade-alívio. Alguém sabe se já virou verbete algum? O tempo tem dessas coisas. Quando se pede tanto para passar, ele se arrasta voando. O corpo sente mais que as memórias e, as minhas, foram muitas. Ainda bem.

Guardei comigo anos-instantes. Algo como vida exponencial que atravessa minutos acelerados, como criança aprendendo a contar. Quando se vê, 1, 2, 3, 25, 100… Erramos a conta. Acertamos o caminho. A gente está bem melhor, nem mais se faz de conta.

Acho que, de menino, só mesmo a vontade de descobrir ainda mais do mundo. O coração não deixa mentir. Tá aqui, um pouco forte demais, um pouco ressaca, ondas de sangue contra coral de cicatrizes. Mas cheio de ilhas de amores.

Bom, permita-me voltar um pouco no tempo. Preciso deixar um recado para você. Dizer que o caminho vai ser longo demais, o cansaço vai chegar nos pés e estaremos todos assim, descalços. Mas não se apresse. Correndo, só sentimos o vento riscar os ouvidos e há tanto para se ouvir. Ouça. Eles vão contar para você da sua bondade e do seu talento. Sorria, não negue.

Muitos vão fazer você se arrepender de amar tanto. Eu sei, pesa muito para quem sente tanto como você. E se quer saber, não se arrependa. Deixe irem embora. Ah, não pense muito sobre o quanto mais você poderia ter feito por algo ou alguém. É difícil imaginar que as pessoas façam o mesmo por você e não tem problema. Não precisa. Leia de novo: não precisa. Ame você mesmo e sua família. As outras pessoas também, mas antes delas, você. E, por favor, perdoe o tempo. Veja que ele passa para lapidar montanhas, renovar os rios e crescer as flores da vida.

Vai ver que quando você me olhar pelo espelho, a cara vai estar mais amassada que as fotos de ontem, o riso mais solto e, quem sabe, o olhar diferente. Porque algo me diz que o olhar também muda, mas pouco envelhece. Olhe de novo. Veja. O brilho resistiu ao contar dos números da sua sobrinha e ainda resplandece.

E assim, quando o cansaço bater, descansa um pouco. Deixa o tempo virar e ficar feliz com instantes sem pressa. Por favor, você me entende?