5 PASSOS PARA APRENDER INGLÊS

-na verdade 5 passos para você entender O QUE É aprender inglês-


Bom, eu acordei com isso na cabeça e preciso escrever. Eu estudei inglês por mais de oito anos e hoje sou professor. O fato é que muitos alunos me perguntam sobre dicas pra aprender inglês, e eu só posso dizer que NÃO EXISTEM DICAS MILAGROSAS. Existem passos para facilitar o seu aprendizado, mas o resto depende de você.

PASSO 1 — VOCÊ (NÃO) PODE DESISTIR

Esse é um caso real: Uma aluna minha, que eu cuidei o semestre todo, foi fazer a prova. Ela abriu o caderno de questões, leu a prova em dez minutos, fechou e disse “teacher, desisto. Não dá, não consigo fazer isso”. Veja bem, o livro de exercícios era mais difícil que a prova. Sentei ao lado dela e expliquei o que ela precisava fazer. No final, ela fez 96 de 100 pontos.

Você simplesmente não pode desistir assim tão facilmente. Eu sei que inglês é uma língua difícil, é maçante em certos pontos gramaticais, mas se você se esforçar um pouquinho, tudo vai dar certo. E se não der certo…

PASSO 2 — NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

…é isso aí. Eu sempre digo aos meus alunos para que errem DENTRO da sala de aula. A obrigação deles é errar e a minha é consertar os erros deles. É total e completamente aceitável que você fale “You is my friend” dentro da sala de aula, assim eu posso lembrá-lo que o certo é “you ARE” e você vai pra casa com a lição aprendida. Você não pode é errar (abusivamente) na prova ou no mundo lá fora.

É errando que se aprende. E muita coisa no inglês, como por exemplo, tempos verbais, só dá certo na tentativa e erro. Eu caí por oito anos até ter certeza de que podia me virar sozinho.

PASSO 3 — TUDO É SEU ALIADO

Na real, tudo mesmo. Sua TV tem tecla SAP? Liga essa porcaria agora. “Ah, mas eu não vou conseguir entender o que eles dizem sem legendas” RELAXA CARA. Não é pra entender mesmo. É só para você ter um aquecimento. Você não pode engatar no inglês de uma vez sem ter um aquecimento antes. Isso vai embaralhar seu cérebro e ele não vai saber a hora de falar em português e a hora de falar em inglês. Não fale nada, só ouça as pessoas na TV falando em inglês, tá?

Por experiência própria eu digo que meus maiores aliados foram os videogames. Começou quando eu era um pivetinho, jogando Breath of Fire 3 no meu Playstation. Quando você é criança e não manja nada de inglês, um RPG é mil vezes mais difícil por causa da barreira do idioma. Eu comecei a jogar com um dicionário do lado, e logo meu interesse pelo inglês (e meu vocabulário) estavam gigantescos.

Livros também podem te ajudar, mas o vocabulário deles é um tanto quanto complicado, então recomendo ler com cautela e um dicionário sempre por perto.

PASSO 4 — EXCETO O GOOGLE

De verdade. Carregue o dicionário consigo e NUNCA use o tradutor do Google. Ele é aquele colega de escola que te passa a cola errada na prova. Eu já tive alunos que me enviaram redações com trechos como “because he felt abstinênsia” e comecei a rir ao ponto que tive que largar tudo que estava fazendo pra tomar um ar. Se você for usar o tradutor do Google, esteja ciente de duas coisas:

1 — Ele não segue regras gramaticais, apenas traduz tudo diretamente.

2 –Se o seu português for porco, ele não vai traduzir.

Resumindo: se você usa o tradutor do Google para trabalhos, você é burro duplamente. Dicionários são mais lentos de se usar, mas muito mais confiáveis.

PASSO 5 — INGLÊS REQUER TEMPO

Não tem como você aprender inglês em dezoito meses. Se alguma escola te prometer isso, saiba que você está sendo enganado. Esses dezoito meses logo vão se tornar trinta e seis, e quando você ver, anos se passaram e você não aprendeu nada ainda. Inglês leva tempo e é repetitivo. Coisas que você viu no semestre passado serão repetidas nesse semestre E no semestre seguinte. Você não pode esperar aprender algo com apenas duas aulas.

Outra coisa importante: entenda que se você se engajou em um curso de inglês, você vai precisar de tempo não somente para ir às aulas, mas também para estudar e fazer as lições de casa. Eu acho hilário alunos meus que desaparecem por duas ou três semanas, voltam completamente perdidos e querem que eu explique tudo de novo. Meu amigo, eu não vou parar o ritmo da turma toda para explicar uma matéria de quase um mês atrás. Corre atrás de reposição por que VOCÊ quebrou a sua parte no trato de não faltar. Também não espere uma nota muito boa sem me entregar as lições.

O inglês é como um namoro: ele quer que você dedique parte do seu dia a ele, vai sentir inveja se você parar de dar atenção e vai ficar cada vez mais chato. Mas no final, tudo vai ficar bem e você vai saber o que fazer. Mas só se você se comprometer a fazer isso. Eu posso até te ensinar, mas depende total e completamente de você o aprendizado. É 50-50. Eu te dou o conhecimento e você me prova que consegue usá-lo. Não importa se é para o bem ou o mau, me prove que você consegue.

Lucas é um professor de ~*alto gabardante*~ que assiste Dragon Ball Z com os alunos e dá spoilers de livros e filmes em atividades.