3 lições que podemos aprender com Grace and Frankie, nova série da Netflix.

Recentemente a Netflix está lançando diversas produções próprias. Muito boas, diga-se de passagem. Dentre essas novas séries está a comédia Grace and Frankie. A história gira em torna de duas mulheres que não se dão muito bem mas que se aturam pois seus maridos são sócios em uma empresa. Até que chega o dia em que eles resolvem contar para suas esposas que na verdade os dois são gays e namoram. O mundo das duas cai e elas se veem saindo de casa e indo morar juntas na casa de praia que é das duas (os dois casais compraram juntos). A comédia está justamente no fato das duas terem que conviver juntas e ainda superar seus maridos planejando o casamento deles.
Só que a série vai muito além de homossexualidade. Aliás, esse definitivamente não é o foco da série. A opção sexual dos dois homens é só o plano de fundo de uma história cheia de tabus, polêmicas e muitos ensinamentos. Tudo apresentado de uma forma leve e muito descontraída. Pois bem, seguem 3 lições que podemos aprender com Grace and Frankie.
Nunca é tarde para recomeçar
Assim que os maridos contam toda a verdade, Grace e Frankie ficam estarrecidas com tudo isso e não sabem o que fazer. Elas voltam para as casas que dividem com os maridos mas sabem que não podem continuar vivendo com eles. Então se mudam para a casa de praia e começam uma nova vida, sem Robert e Sol. O foco da série é muito maior nessa adaptação das duas com a vida de solteiras com 70 anos. E vivem diversas situações muito divertidas, como arranjar um novo namorado por exemplo.
Não existe idade para nada
Uma coisa que definitivamente podemos aprender com essa série é que nunca se é velho para algo. Não importa se você tem 70 anos. Você pode aprender a usar um computador, arranjar um novo namorado, ter uma vida sexual ativa (ou tentar ter uma), criar uma conta no Twitter e interagir com diversas pessoas, gravar um vlog pessoal, ir na balada e se divertir. Enfim, essas e várias outras situações Grace e Frankie passam no auge da “terceira idade” e nos mostram que barreiras são criadas por nós mesmos.
Respeitar as diferenças
“Claro que essa seria uma das lições aprendidas” você deve estar pensando. Afinal é uma série com um casal homossexual. Mas é muito mais que isso. Como eu disse, a opção sexual de Robert e Sol é muito mais coadjuvante do que protagonista. Quando digo respeitar as diferenças claro que o fato de serem um casal gay entra nesse meio, mas temos outros exemplos na série. Grace e Frankie não se gostam nem um pouco. Isso é nítido e claro logo na primeira cena do primeiro episódio. Mas quando as duas se veem tendo que morar juntas a coisa muda de figura. Elas precisam se repeitar. Uma é extremamente vaidosa e um pouco perua enquanto a outra é uma setentona hippie que não liga tanto assim pra aparência. Claro que não há uma compatibilidade aí. Mas elas aprendem que precisam lidar com as diferenças para conseguirem viver juntas. E acabam virando grandes amigas e companheiras sem nem perceber. Como outro exemplo de respeito às diferenças podemos citar os filhos adotivos de Frankie e Sol (um negro e o outro viciado em drogas) e as diversas cenas e situações que nos mostram como respeitar essas e outras diferenças.

Além dessas três lições, Grace and Frankie é uma série extremamente divertida e que faz o tempo passar super rápido. E não é simplesmente uma comédia. Ela trata de vários assuntos que são presentes na nossa sociedade hoje vistos como polêmicos, e de uma forma super leve e descontraída. Porque é muito melhor aprender se divertindo não é mesmo? Então divirta-se!