A piada do Bar

E os loucos do Silicon Valley

Um milhão de pessoas passa por um bar no vale do silício, ninguém compra nada. Na manhã seguinte o empreendimento declara sucesso absoluto.

Essa piadinha icônica sobre startups pode até gerar uma gargalhada a primeira vista. Mas representa exatamente a visão empreendedora que vem desafiando e moldando a economia atual.

O pensar fora da caixa tem se mostrado não um diferencial mas uma necessidade das empresas.
Modelos de negócio e empreendimentos modernos tem se ajustado rapidamente à nova realidade do mercado. Venda direta é apenas uma das formas de gerar receita, eficiente é claro, mas talvez a mais ultrapassada delas.

As mentes por trás dos negócios mais disruptivos atualmente buscam justamente formas mais criativas, sutis e igualmente eficientes para monetizar as suas empresas

Voltando ao Bar, talvez o dono tenha coletado informações sobre as personas e vendido essa big data à indústria de entretenimento da cidade. Ou até mesmo gravado tudo em câmeras 4K e lançado uma série de TV que lucrou milhões.

A pergunta é: Porque não?

O sucesso nos negócios vai muito além do que podemos ver a olho nu. A solução é treinar a nossa mente para enxergar as oportunidades disfarçadas.