Nubank: um mundo sem burocracia

No meu aniversário de dezoito anos, meu primo me trouxe uma oferta de presente:

Tenho convites sobrando de um cartão de crédito diferente, tá afim de experimentar?

Como meu primo trabalha com tecnologia e sempre me trazia algumas novidades dessa área, imaginei que seria algo legal. Após alguns dias, recebi esse e-mail:

o processo todo é feito no smartphone

Essa frase já me deixou curioso, não precisar enviar documentações e afins para um processo de criação de cartão? Show.

Em poucos momentos, baixei o aplicativo no celular e comecei o processo de cadastro. Além das telas serem muito limpas e claras, foi tudo muito rápido e com um intuito máximo de simplificar a experiência. O próprio aplicativo abria a câmera do celular em um momento para que tu pudesses fotografar tua carteira de identidade e tua assinatura era feita com a escrita direto na tela do celular (!).

Imagem do site Alex Kobayashi

As primeiras impressões sobre o serviço já foram ótimas. O que se seguiu, melhor ainda. Essa foi a minha linha do tempo do cadastro do cartão:

24/08 — Recebimento do convite;

25/08 — Fiz o meu cadastro;

26/08 — Meu cartão foi aprovado!

03/09 — Estava com o cartão entregue na minha casa, pronto para o desbloqueio e uso.

Em nove dias, com uma burocracia mínima, como se estivesse fazendo cadastro em um site qualquer, adquiri um cartão de crédito (sempre bom lembrar que é um MasterCard Platinum (sempre bom lembrar que ele é sem anuidade também)).

Logo comecei a utilizar meu cartão e ele funciona exatamente como o prometido. Quando realizo uma compra, em apenas alguns segundos já recebo a notificação no meu celular do aplicativo Nubank. É muito fácil de se ver quais foram os gastos já feitos no mês, seu valor, lugar da transação e tudo mais. A visualização parcial da fatura também funciona extremamente bem.

Porém, o que me impressionou mais do que tudo, e ainda me impressiona, é o atendimento. O Nubank possui um sistema de chat embutido no aplicativo, que funciona com uma maestria gigantesca. No meu primeiro contato com o chat, enviei uma mensagem em pleno domingo à tarde, esperando que ela fosse respondida na segunda-feira.

Menos de 5 minutos depois, uma moça me responde de uma forma extremamente amigável, suprindo todas as informações que eu tinha pedido de forma simples e direta. Satisfeito, fiz um elogio ao Nubank para ela, que foi respondido com diversos elogios a mim.

Pode ser pouca coisa isso? Pode. Porém faz diferença. Saber que eu estou junto com uma empresa que não vai me encher de spam sobre promoções, ou que vá me deixar dezenas de minutos esperando por respostas em atendimentos é um conforto que prezo por ter.

Claro que o Nubank, sendo uma empresa relativamente nova no mercado, ainda não possui certos benefícios presentes em concorrentes, como um programa de milhagens (que fique registrado que eles estão indo atrás da melhor opção no ramo, para poder oferecer a melhor experiência ao usuário — palavras deles), porém, até agora, não tive nenhum problema com os serviços Nubank, sempre fui atendido rapidamente em relação às minhas dúvidas e sou um orgulhoso cliente Nu.

Venha você também para esse mundo sem burocracia!