Um carro a menos

Lucas Inocente
Oct 23, 2018 · 2 min read

Um motorista enfurecido no trânsito é só mais um cachorro latindo de dentro de sua gaiola, o único problema que essa gaiola pesa uma tonelada e pode ser usada como arma. Carros não matam pessoas eles dizem.

Pra que tanto carro, tantas indas e vindas, tanta violência no nosso caminho?

Tu precisa ir e vir todo dia pro mesmo lugar usando todo esse combustível, toda essa borracha?

Precisa mesmo de tanta pressa, sempre chegar as 09h da manhã?

Precisa sempre ir todo dia pro escritório? Quantas tarefas tu podia fazer de casa? Pra que tanto microgerenciamento, tanto controle?

São indas e vindas desnecessárias, de carros, de planilhas, de e-mails, de reuniões.

Pra que tantas leis, tantas regras, tantos horários?

Será que a gente não sabe viver em liberdade? Segundo as pesquisas do ibope não.

O povo ta pedindo a ditadura de volta na rua, os militares de volta na rua. A gente não aprendeu nada? A gente não estudou nada? Ou não queriam que a gente estudasse?

Não fala de política eles dizem. É pra beneficiar quem não falar sobre política? Não estuda… Não discute… Pensa em futebol… O pão e circo. A gente não aprende.

A gente não quer estudar ou não nos deixam estudar?

Porque tu acha que o estado sucateia as escolas? Porque tu acha que pagam mal os professores? É pra gente não aprender, pra gente não estudar e eles nos controlarem de novo como sempre nos controlam.

Nosso trânsito é uma merda. Nós somos o trânsito. Tu faz parte do trânsito. Tu é uma merda. Tu tá parado dentro de um carro que da espaço pra 6 bicicletas, que da espaço pra 15 pessoas num transporte publico. Tu é um egoísta de merda, isso que tu é. Latindo e buzinando dentro da gaiola.

Somos todos.

Arma pra quem? Pra defender quem? Quem tu acha que a arma vai defender? Só eu! Olho por olho. Bala por bala. Vida por vida. Pressa por pressa.

A minha pressa é maior que a tua. Eu tenho direito de passar por cima de ti no trânsito. Manda mais quem tem mais dinheiro, quem tem mais pressa, quem tem mais espaço, quem tem mais poder. Obedece quem precisa.

E a gente vai se matando por 1 centrímetro, por 2 minutos a mais. Por 1000 reais a mais no final do mês. A gente se mata. Todo dia.

Se mata de trabalhar, se mata de estudar, se mata por não concordarmos uns com os outros.

E o que tu tá fazendo pra ajudar nisso?

Um carro a menos. Um desabafo a mais.

Lucas Inocente

Written by

Desenvolvendo códigos e conversas @ ilegra — http://lucasinocente.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade