Colesterol: Série Estilo de Vida Saudável
Um problema social
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros tem colesterol alto e milhões de pessoas no mundo morrem devido à problemas do coração. No Brasil, em consequência desse alto índice de mortes cardíacas foi instituído no país o dia 8 de agosto como Dia Nacional do Controle do Colesterol, para conscientizar a população sobre as doenças derivadas do alto nível de colesterol no sangue, a prevenção e o tratamento desse problema.
Sobre o colesterol
O colesterol é um tipo de gordura essencial para manter o bom funcionamento dos órgãos, no entanto, seu excesso no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças do coração. Com uma alimentação equilibrada é possível manter o nível saudável da substância no organismo.
Dois tipos de colesterol circulam na corrente sanguínea: o de baixa densidade, chamado LDL, e o de alta densidade, chamado HDL. Enquanto o LDL deposita o colesterol nas paredes das artérias o HDL leva a gordura ao fígado para que seja eliminada pelo intestino. É por isso que o HDL é conhecido como o colesterol bom e o LDL como colesterol ruim.
Prevenção contra o colesterol alto
A dúvida surge em saber como aumentar ou diminuir a quantidade de cada um deles no organismo. Com uma alimentação saudável é possível equilibrar essas taxas, a dieta por si só tem um efeito impactante na redução do colesterol ruim e causa algum impacto na elevação do HDL, incluir fibras e retirar gorduras saturadas do prato é fundamental para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue. Carnes gordurosas e aves com pele fazem parte desta lista dos vilões, já as gorduras insaturadas auxiliam na produção do colesterol bom. Alimentos como azeite de oliva extra virgem, óleos diversos como de canola, de gergelim, além de, abacate e as chamadas oleaginosas em geral contêm esse tipo de gordura saudável e devem ser consumidos com frequência.
Os exercícios físicos também podem contribuir para aumentar o colesterol bom. Outro benefício da atividade física é inibir o sobre peso, que é um fator de risco para aumentar o colesterol ruim chamado LDL.
Dieta para o colesterol alto
Não sou um profissional da saúde para lhe recomendar uma dieta, portanto fica a dica: PROCURE UM NUTRICIONISTA! A minha praia é outra, sou formado em design e decidi escrever sobre colesterol para lhe incentivar a optar por um estilo de vida saudável. O meu sincero desejo é que você tenha saúde e qualidade de vida.