Matriz de conhecimento

Vamos crescer juntos

Lucas França
3 min readFeb 13, 2018

Uma vez ouvi uma frase muito interessante:
"Se você quer ir rápido, vá sozinho. Mas se quer ir longe vá acompanhado".
E de certa forma acredito que essa afirmação seja muito verdadeira.
Nenhum time sustentável é construido por poucos individuos dotados de uma inteligência suprema. Um bom time é feito de pessoas com experiências, conhecimentos e histórias, singulares e complementares.
Se este time está buscando crescimento e melhoria continua, faz sentido que tome medidas que o tornem melhor a cada Sprint.

Ok, mas como vou melhorar a cada sprint se não sei o que devo acompanhar. Precisamos conhecer nossos pontos fortes e fracos para melhora-los.
Essa é a proposta da Matriz de Conhecimento.

Primeiro precisamos conhecer os níveis

Esses níveis representam o quão confiante ou confortável cada membro do nosso time se sente com a nossa Stack atual de tecnologia.

Níveis de Conhecimento

Agora que entendemos como funciona a graduação, precisamos criar a Matriz de Conhecimento do nosso time. Cada membro deve preencher como ele se sente ao trabalhar com cada tecnologia da nossa Stack.

Matriz de Conhecimento da nossa Stack

Se analisarmos nossa Matriz de Conhecimento na horizontal, conseguimos ver os pontos em que cada individuo pode melhorar.

Se analisarmos nossa Matriz de Conhecimento na vertical, conseguimos ver os pontos em que nosso time como um todo pode melhorar.

Melhorando nossa Matriz de Conhecimento

Agora vamos conversar um pouco sobre aprendizado, para ser mais preciso iremos conversar sobre as formas mais eficientes de aprendizado.

Piramide de eficiência na aprendizado

Levando em consideração os dados da pirâmide acima, podemos aplicar três medidas bem práticas para ajudar nosso time:

Pair programming: Quando as pessoas programam em par, elas inevitável precisam discutir sobre suas decisões, e 70% dessa discusão fica fixada.

Code Review: Equilibrar a revisão de código para que as pessoas que se sentem mais confortáveis revisem o código das que se sentem menos confortáveis, deem dicas e disseminem boas práticas.

Tech Talks: Elaborar apresentações sobre as tecnologias da nossa Stack, isto vai fazer cerca de 90% do conteúdo ficar fixado.

Olhando para o futuro

E porque não incluir na nossa Matriz de Conhecimento, o que desejamos ter dentro do nosso time a médio e longo prazo. Conetar "Pair Programming" e Tech Talks para elaborar apresentações em dupla e trazer para o time um pouco mais de profundidade sobre tecnologias que irão aumentar nossa produtividade ou resolver uma dor com a qual o time convive.

Matriz de Conhecimentos + Conhecimentos desejados

Conclusão

Precisamos conhecer os pontos fortes e fracos no nosso time, para saber onde podemos melhorar. Essa melhoria deve ser continua, nossa Matriz de Conhecimento deve ser atualizada a cada Sprint. Para que tenhamos um crescimento constante.

--

--