“A bola e o samba deram as mãos”

Bloco estreante no carnaval, os eventos são constantes no galpão de ensaios. Foto: Heitor Facini

Bloco ‘Império da Lagoa do Sapo’ surgiu do futebol e estreia esse ano no grupo especial do carnaval de Bauru

*Publicado originalmente no Portal Participi em 03/05/2015


Com três anos de existência, o bloco “Império da Lagoa do Sapo” esbanja força de vontade para participar do carnaval de 2015 em Bauru. Após os dois primeiros anos desfilando como quesito originalidade, em que os blocos ou escolas não são julgados, nesse carnaval o Império do Sapo vai passar pelo sambódromo na categoria especial, onde serão avaliados e julgados pelos jurados.

Roles e celebrações em volta do futebol e do samba. Fotos: Heitor Facini

Surgido dos campos da várzea de Bauru, o bloco tem suas origens em dois times de futebol, o ‘Império’ e o ‘Lagoa do Sapo’. Numa conversa despretensiosa, decidiram montar um bloco de carnaval formado pelos dois times, que são rivais na Vila Falcão, bairro em que se localiza o bloco.

Carlos Eduardo, o presidente

O recém-eleito presidente do Império da Lagoa, Carlos Eduardo, comenta sobre a criação do bloco. “A gente na pracinha batendo um papo entre nós mesmos e aí pensamos: vamos fazer um bloco de carnaval? Vamos! Aí fomos lá, deu certo e todo mundo está ajudando agora” afirmou o presidente.

No meio da correria dos preparativos, a organização para o próximo ano já começa quando acaba o carnaval, afirma o Carlos Eduardo. “A gente faz aqui pagode todo domingo, pra arrecadar um dinheiro e fazer um bom carnaval. O dinheiro que a prefeitura ajuda em si não consegue fazer o carnaval”, lamentou.

O galpão do bloco ficou 12 anos abandonado, e hoje, além do samba, é usado também como espaço de solidariedade. No ano passado a organização do bloco promoveu diversas iniciativas em prol da sua comunidade na Vila Falcão. “No dia das crianças a gente entregou 600 brinquedos, tinha três pula-pulas, pipoca, algodão doce, cachorro quente.

Agora ocupado com ensaios às vésperas do carnaval

O desfile de carnaval

Esse ano, o bloco da Lagoa do Sapo está com uma parceria com a escola Mocidade da Vila Falcão. Uma ala inteira da Mocidade, com cerca de 50 pessoas, vai ser composta por membros do bloco.

Em contrapartida a Mocidade auxiliou a construção de um carro alegórico para o bloco. O carro é justamente o símbolo do bloco — um grande sapo branco que vai desfilar no sambódromo de Bauru.

O bloco completo vai desfilar com aproximadamente 200 componentes. Só da bateria são 50 pessoas, na harmonia mais 20 integrantes. O carro alegórico terá 3 destaques. Além dele, mais 5 alas completam o desfile, com a comissão de frente, a ala do “sonho de todo mundo”, passista e rainha de bateria e uma ala de camisas.

Rainha da Bateria, mãe dedicada e batalhadora, Sandra Pereira

Sandra Souza Pereira mora próximo do bloco e foi escolhida a rainha de bateria do Império da Lagoa. Segundo ela, “A bateria é uma coisa que até quem não sabe sambar na hora se empolga, porque está na alma, e eu amo isso”.

O samba enredo desse ano é sobre a própria escola. Com o título de “Cola comigo na força da nossa união”, é de autoria de Donizete Campos, e retrata o poder da união no sonho de realizar o carnaval.

Se a união é fator determinante para se fazer carnaval, o Império da Lagoa do Sapo já está bem cotado. Como diz a letra do samba enredo, “sonhar é possível /Especial eu sou / nesse carnaval / a festa agora é geral / Cola comigo, cola comigo…”.

Os ensaios do Império da Lagoa do Sapo ocorrem de segunda a sábado a partir das 20 horas e aos domingos acontece a Domingueira do Samba a partir das 21 horas, na Av. Daniel Pacífico, 255, Vila Falcão. Para mais informações. Confira a página do bloco no facebook.

O Sapo que é símbolo do bloco e desfilará no Sambódromo de Bauru
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.