A ideia dessa pergunta é trazer um pouco de desconforto ao tentar respondê-la. Sempre que nos vemos sem um objetivo, consumidos pelo conforto de não fazer nada, caímos drasticamente em um sentimento de culpa, quase como se estivéssemos pecando. E foi com a igreja calvinista que se estruturou a ideia do trabalho como um valor positivo e não um fardo. Max Weber (1864–1920) chamou essa ideologia de ética protestante e, de acordo com ela, só o trabalho, não a compaixão ou a devoção religiosa, levariam à salvação da alma.
A defesa do direito ao ócio enquanto um momento de criação e reflexão do ser humano, se contrapondo à noção de “não fazer nada”, manifestou-se como uma resposta à sociedade industrial que tornou os indivíduos cada vez mais atarefados e presos ao mundo do trabalho. …
Não é fácil escalar um time forte e multidisciplinar em uma empresa que não para de crescer. Escassez de mão de obra qualificada, falta de conhecimento e experiência com produto são apenas alguns dos desafios que encontramos ao publicar uma nova posição em nossa página de carreiras.
Já são quase 4 anos à frente do time de design na Sympla. Entrei como primeiro e único designer e, hoje, somos mais de 10 (e crescendo cada vez mais). …
Se pesquisarmos a definição do termo “Product Designer” no Google, encontraremos uma infinidade de respostas e artigos definindo quem são essas pessoas, quais são suas formações acadêmicas, onde atuam e o que fazem. Assim como todos os designers, o papel do Product Designer é solucionar problemas para os usuários e empresas através do entendimento das suas necessidades.
No entanto, o que diferencia um Product Designer dos outros tipos, como: User Interface, Visual e User Experience Designer, é o interesse e atuação em várias áreas e etapas do processo de Design, determinando assim uma característica importante desse profissional: possuir visão holística. Dessa maneira, podemos definir que o Product Designer é um profissional que permeia entre UX (User Experience) e UI (User Interface) com foco em produtos digitais, que consegue transitar entre várias áreas e ser auto suficiente para realizar entregas, considerando as necessidades dos usuários e, ao mesmo tempo, se mantendo alinhado às estratégias do negócio. …